Este curso é destinado a Terapeutas Ocupacionais que avaliam e prestam serviços a crianças com problemas de escrita. Os diferentes módulos apresentam informações específicas relacionadas com um novo modelo de intervenção, a utilização do modelo PER². Este modelo surge da experiência clínica e das evidências empíricas existentes no período 1965-2021 em dificuldades de escrita, sua mensuração e intervenção. Após a aprendizagem teórica, os participantes praticam a administração e obtenção de notas na avaliação PER². Esta avaliação pode ser administrada pessoalmente ou virtualmente e mede diferentes aspectos da pré-escrita e escrita (por exemplo: ângulos, traços, legibilidade, formação, etc.). O programa de intervenção PER² é baseado na implementação do currículo PER² que inclui maiúsculas, minúsculas e numerais. Este currículo apresenta uma sequência específica de instruções, páginas, desenhos, diagramas e etc. Eles são usados de forma colaborativa em casa, na escola e na prática clínica. Os participantes aprendem através de videografia e demonstrações como implementar intervenções PER² de qualidade e fidelidade de acordo com os resultados específicos obtidos durante a avaliação, a sua própria aprendizagem e os problemas centrais da criança. Todos os materiais do modelo são entregues como parte do curso e seu uso é ensinado passo a passo. Os participantes concluem o curso com o conhecimento e as habilidades necessárias para implementar um novo serviço em suas práticas clínicas e serviços de consultoria.
Graduados em Terapia Ocupacional. E estudantes de último ano da referida graduação.
Certificação pelo Instituto Inclusão Eficiente.
LOCAL: VIA PLATAFORMA ZOOM MEETING com tradução consecutiva.
Dúvidas e informações:
📩cursos@inclusaoeficiente.com.br
📲 (49) 9 9803 1894
Terapeuta Ocupacional, Ph.D., é Professor Associado do Departamento de Terapia Ocupacional da NSU. Atua no meio clínico há mais de 25 anos, avaliando e tratando crianças e jovens com deficiência em uma variedade de instituições governamentais, privadas, escolas, universidades e comunidades. É autor e co-autor de várias publicações e apresenta regularmente os seus trabalhos a nível internacional. É especialista em processamento e integração sensorial e regularmente oferece educação e serviços para médicos e famílias na Europa, América do Norte, Ásia, América Latina e Caribe. É co-autor das Observações Estruturadas de Integração Sensorial-Motor (SOSI-M) e das Observações Abrangentes da Propriocepção Revisada (COP-R), duas avaliações nacionalmente padronizadas de integração sensorial. Seus interesses de pesquisa incluem integração e processamento sensorial, autismo, crianças e jovens, medição e estatística, estudos de deficiência, dificuldades de aprendizagem e o desenvolvimento de ferramentas de avaliação.
É Terapeuta Ocupacional especializada no atendimento de crianças, com ampla formação em integração sensorial e mais de 20 anos de experiência na área clínica e educacional. Orientada para o acompanhamento de crianças ao longo do processo educacional inicial, as diferentes abordagens da inclusão escolar, o desenvolvimento de estratégias de trabalho na equipe de orientação escolar e a formação de equipes pedagógicas. Nascida na Cidade de Buenos Aires, já ministrou cursos de atualização profissional em países como Argentina, Colômbia, Peru e Espanha. Faz parte da Associação Argentina de Terapia Ocupacional, integrando o capítulo "Terapia Ocupacional em contexto escolar". Os seus interesses de investigação centram-se no processo de aquisição da escrita em crianças, a inserção da terapia ocupacional em contextos escolares, entre outros.