Manejo de Comportamentos de Risco sob a perspectiva da Análise Aplicada do Comportamento (ABA)

Objetivo:

Proporcionar subsídios teórico práticos para que os participantes possam, ao final do curso, (a) compreender e analisar cenários em que seus clientes (pacientes ou aprendizes) exibem comportamentos de risco para si, ou para seus mediadores e, a partir desta análise, (b) avaliar as variáveis envolvidas no estabelecimento e manutenção desses comportamentos, sendo capazes de (c) criar ou participar de planos estratégicos para a prevenção e o manejo apropriados a cada cliente em seus contextos de vida.

Conteúdo programático

  1. A Análise Aplicada do Comportamento: um pouco de história e sua proposta para compreensão dos Comportamentos de Risco;
  2.  Caracterização do comportamento de risco e diferenciação entre padrão comportamental de risco e episódios de crise;
  3. Como definir se um comportamento de risco necessita de intervenção específica perguntas norteadoras e exemplo de matriz de decisão para intervenção; 
  4.  Aspectos éticos que balizam as Intervenções Baseadas em ABA quando há risco para o indivíduo ou sua rede de apoio – artigos do código de ética relacionados a intervenções que envolvam o risco do cliente; 
  5. Avaliação: compreendendo o comportamento do cliente e desvendando suas funções. Conteúdos e atividades relacionados à avaliação do comportamento, com formulação e teste de hipóteses funcionais, compondo a base para o planejamento de intervenções mais assertivas e respeitosas.
  6. Prevenção de comportamentos de risco: a importância de minimizar ou resolver as situações de risco antes da conduta acontecer;
  7. Estratégias preventivas com destaque na literatura da área: um conjunto amplo de medidas para prevenir a ocorrência de episódios de fuga, esquiva ou aceleração comportamental;
  8. Manejos para desaceleração: o que podemos fazer quando um evento disparador de crise acontece e o indivíduo entra no processo de aceleração;
  9. O Pico da crise: proteção ao cliente, redução de danos e recomendação de formação específica para manejo de crises agressivas;
  10. Desaceleração Pós-crise: o que fazer quando um episódio de crise termina, como conduzir o pós-crise;
  11. Protocolos de conduta: como planejar uma intervenção com as ferramentas aprendidas, pensando em todos os passos do processo?
  12. Exemplos de protocolo, exercício prático a partir de casos trazidos pelos estudantes e rodada final de análise e supervisão das estratégias construídas.

🎯QUEM PODE SE INSCREVER?

Psicólogos, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Pedagogos e outros profissionais de saúde e da educação envolvidos no apoio direto a pessoas com TEA e Desenvolvimento Atípico que exibem comportamentos de risco para si ou para seus cuidadores e mediadores.

DATAS:
- Aula 1 -
  18 de maio de 2024 (sábado), das 09h às 18h(horário de Brasília)
- Aula 2 -
  22 de junho de 2024 (sábado), das 09h às 18h(horário de Brasília)
- Aula 3 -
  06 de julho de 2024 (sábado), das 09h às 18h(horário de Brasília)

LOCAL
: Via Plataforma Zoom Meeting. 
CARGA HORÁRIA: 24 horas
Certificação on-line pelo Instituto Inclusão Eficiente.

⭕️Período de inscrições: 20/02/2024 a 11/05/2024 (Vagas Limitadas).⭕️

💰INVESTIMENTO:

Boleto:
4x de R$220,00 (1ª parcela para 7 dias, 2ª parcela para 30 dias após pagamento da 1ª parcela, 3ª parcela para 60 dias após pagamento da 1ª parcela, 4ª parcela para 90 dias após pagamento da 1ª parcela)
3x de R$280,50 (1ª parcela para 7 dias, 2ª parcela para 30 dias após pagamento da 1ª parcela e 3ª parcela para 60 dias após pagamento da 1ª parcela)
2x de R$410,00 (1ª parcela para 7 dias e 2ª parcela para 30 dias após pagamento da 1ª parcela)
À vista R$798,50 (para 07 dias após o preenchimento do formulário)
*Para realizar o pagamento de forma parcelada em até quatro vezes é necessário efetivar a compra até dia 18 de março de 2024. Para realizar o pagamento de forma parcelada em até três vezes é necessário efetivar a compra até dia 18 de abril de 2024. Para realizar o pagamento de forma parcelada em até duas vezes é necessário efetivar a compra até dia 18 de maio de 2024. 

Cartão de crédito:
R$895,00
via cartão de crédito, em até 10x sem juros.

Pix:
À vista R$ 798,50
(para 07 dias após o preenchimento do formulário)

Dúvidas e informações:
📩cursos@institutoinclusaoeficiente.com.br
📲 (49) 9 9803 1894

Professores

Ana Carolina Pereira Alves

Graduação em Licenciatura e Formação de Psicólogo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Dedica-se à investigação e atuação relacionada aos seguintes temas: desenvolvimento atípico e autismo, inclusão escolar, comportamento verbal, behaviorismo radical, análise do comportamento, autoconhecimento, questões sociais, educação e práticas culturais. Além de atuar como professora nos temas relacionados, atua como Diretora clínica e supervisora na ENTREMEIO VALE Intervenção Comportamental e acompanha uma equipe de profissionais de educação infantil na Escola Fábula, em Taubaté-SP.

Helena Duran Meletti

Board Certified Behavior Analyst (BCBA), Psicóloga formada pela PUC/SP, mestre e doutoranda em Psicologia Experimental - Análise do Comportamento pela PUC/SP, com especialização em Análise Aplicada do Comportamento (ABA) voltada ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e formação em Organizational Behavior Management (OBM). Psicóloga responsável pela Entremeio Intervenção Comportamental (São Paulo/SP) e Entremeio Vale Intervenção Comportamental (Taubaté-SP), instituições que atuam com indivíduos diagnosticados com TEA. Desenvolveu trabalhos sobre generalização e variabilidade do comportamento verbal de crianças e adolescentes diagnosticados com TEA, além de professora convidada na especialização de ABA aplicado ao TEA do Instituto Paradigma (São Paulo).

seja bem-vindo!

Ficha de Inscrição: