"Método SCERTS®: Usando a estrutura SCERTS para guiar as prioridades de crianças/estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)"

Objetivo geral 

Este curso fornecerá a fundamentação do Método SCERTS® (Social Communication, Emotional Regulation, Transactional Support ou Comunicação Social, Regulação Emocional e Suporte Transacional). É uma abordagem multidisciplinar e educacional, projetada para pessoas com autismo e com diferentes estilos e perfis emocionais, de comunicação social e de aprendizagem.

Após o curso os participantes serão capazes de identificar as metas/objetivos essenciais para as crianças e alunos com autismo que estão em três níveis do desenvolvimento: nível pré simbólico, simbólico e no nível de conversação em Comunicação Social, Regulação Emocional (RE) e Suporte Transacional (ST).

Descrição do curso

O primeiro dia de curso será ministrado pela Dra Emily Rubin, uma das Co-autoras do método SCERTS® e Dra. Lindee Morgan, uma Co-Pesquisadora Principal da Intervenção SCERTS® nas escolas, em sala de aula. O curso começará com uma introdução da base do neurodesenvolvimento do método SCERTS®, uma discussão das evidências empíricas e os domínios principais do SCERTS®. A seguir, o conteúdo abordará a descrição e escrita de metas/objetivos para as crianças e alunos pré-verbal, ou seja, que ainda não estão falando, para as crianças e alunos que estão em estágios de linguagem emergente, e para aqueles que estão no nível de conversação. 

O segundo dia do curso, será ministrado pela Dra Juliana Balestro que fará uma breve apresentação de sua trajetória em 2 centros de referência nos EUA que utilizam a metodologia SCERTS®. A seguir, será relatada sua experiência com o SCERTS® no Brasil e como ela vem usando as estruturas do método para guiar suas práticas de avaliação, intervenção, acompanhamento e supervisão. Após, o conteúdo abordará as relações entre os três domínios em Comunicação Social (CS), Regulação Emocional (RE) e Suporte Transacional (ST) e como eles se diferem dependendo do estágio de desenvolvimento de cada criança, da perspectiva clínica e educacional. Os participantes terão a oportunidade de tirar dúvidas sobre a aplicação do método em suas realidades, compartilhar ideias e fazer questionamentos ao longo do dia.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Registro, introdução e orientação para estratégias de engajamento;
  • Introdução sobre os fundamentos do neurodesenvolvimento do SCERTS®;
  • Identificação dos principais pilares e estágios de desenvolvimento do SCERTS®;
  • Pesquisa: evidências empíricas abordadas dentro da estrutura SCERTS®;
  • Identificação de prioridades de desenvolvimento e suporte para crianças com diferenças socioemocionais e de aprendizagem que estão no nível pré-simbólico (antes das palavras);
  • Identificação de prioridades de desenvolvimento e suporte para crianças com diferenças socioemocionais e de aprendizagem que estão em estágio de linguagem emergente;
  • Identificação de prioridades de desenvolvimento e suporte para crianças com diferenças socioemocionais e de aprendizagem que estão em estágios de conversação;
  • Experiência do SCERTS® no Brasil;
  • Práticas de avaliação, intervenção e acompanhamento do método SCERTS® focando na aprendizagem pelas atividades funcionais e diárias;
  • Modelo baseado em equipe permitindo perspectivas clínicas e educacionais integradas com a colaboração familiar;
  • Aplicação do método em diferentes realidades.

🎯 QUEM PODE SE INSCREVER?

Educadores, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos e Médicos. 

Certificação pelo Instituto Inclusão Eficiente.

LOCAL: Via Plataforma Zoom meeting. Este formato virtual será interativo e os participantes terão a oportunidade de compartilhar ideias, fazer perguntas e aprender uns com os outros ao longo do dia.
Com tradução simultânea

Dúvidas e informações:

📩cursos@inclusaoeficiente.com.br
📲 (49) 9 9803 1894

Professores

Emily Rubin

Emily Rubin, MS, CCC-SLP é a Diretora da Communication Crossroads em Atlanta, GA. Ela é uma fonoaudióloga especializada em autismo, Asperger e diferenças de aprendizagem social relacionadas. Ela atua como Diretora do Programa de Extensão Educacional no Marcus Autism Center. Participou como membro adjunto do corpo docente e palestrante da Yale University, onde atuou como membro da Clínica de Autismo e Deficiências de Desenvolvimento. Ela também serviu como instrutora para o Communication Sciences and Disorders Department of Emerson College, Boston, Massachusetts onde desenvolveu cursos para preparar alunos de pós-graduação para atender às necessidades de crianças com autismo e suas famílias. Além da Avaliação SCERTS, suas publicações enfocaram a identificação precoce do autismo, modelos de intervenção contemporâneos e diretrizes de programação para autismo de alto funcionamento e Síndrome de Asperger. Recentemente, ela atuou no American Speech-Language-Hearing Association's National Convention Committee como co-diretor no departamento de Autismo. Atualmente ela é uma conferencista internacional e fornece consultoria para programas educacionais com ênfase na criação de ambientes de aprendizagem que aumentam o envolvimento social e emocional para todos os alunos.

Lindee Morgan

A Dra. Lindee Morgan é professora assistente de Pediatria na Emory University e Co-Diretora do Education Sciences Research Core do Marcus Autism Center. Além disso, ela atua como Co-Diretora do Programa Pré-escolar Nascente no Marcus Autism Center e é uma fonoaudióloga licenciada CCC - SLP. Antes de ingressar no corpo docente da Emory, a Dra. Morgan atuou como Diretora do Center for Autism and Related Disabilities and the Associate Director of Implementation in the Autism Institute at the Florida State University College of Medicine. O foco clínico / acadêmico primário da Dra. Morgan é a intervenção, em grande parte baseada na sala de aula, para indivíduos com transtorno do espectro do autismo (TEA). Sua pesquisa se concentrou na investigação de tratamentos para melhorar o engajamento ativo, a comunicação social e outros resultados relevantes para indivíduos com TEA ao longo da vida. Ela é criadora do Autism Navigator, uma coleção exclusiva de ferramentas e cursos baseados na web, projetados para preencher a lacuna entre a ciência e a prática da comunidade. A Dra. Morgan é uma das quatro autoras do Autism / Communication Navigator for Early Intervention Providers. Ela atua como membro do gabinete do Get Georgia Reading e no Conselho Executivo do Atlanta Autism Consortium. Seu artigo sobre a intervenção SCERTS em sala de aula foi selecionado pela Autism Speaks como uma das dez principais publicações sobre autismo de 2018. Seus artigos foram publicados em diversos periódicos importantes, incluindo Pediatrics, Journal of Child Psychology and Psychiatry e Journal of Autism Developmental Disorders.

Juliana Balestro

A Dra. Juliana Balestro é fonoaudióloga graduada pela Universidade Luterana do Brasil. Pós-graduada em Educação Especial pelo Complexo Cesuca. Mestre em Ciências da Reabilitação: Comunicação Humana pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Ela concluiu o Doutorado em Ciências da Reabilitação pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com período de bolsa Capes sanduíche no Marcus Autism Center, Emory University, School of Medicine, Atlanta – EUA. Atualmente é sócia-diretora da Clínica Ilumni em Estrela no Rio Grande do Sul. Seu foco concentra-se no desenvolvimento infantil e transtorno do desenvolvimento, principalmente o autismo. Atua em avaliação, supervisão e intervenção com base nos princípios do método SCERTS®, no desenvolvimento da comunicação social, regulação emocional e suporte para de crianças de risco e com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Possui artigos e capítulos de livros publicados e atualmente seu foco de interesse se concentra no acompanhamento e orientação aos pais e professores para melhorar o engajamento e a sociocomunicação em contextos cotidianos e naturais das crianças com TEA.

seja bem-vindo!

Ficha de Inscrição: