Transtorno do Espectro Autista: Adolescência e vida adulta [curso de Formação]

Objetivo

Capacitar, qualificar e aperfeiçoar profissionais a trabalhar auxiliando nos processos e desafios ligados à educação, sexualidade, trabalho, independência e comportamentos autolesivos e heteroagressivos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista e suas famílias. 

Conteúdo programático:

Módulo 1:   

EDUCAÇÃO: Ensino médio, técnico profissionalizante, ensino superior e ensino informal.
- Professora Salete Regiane Monteiro Afonso

  • Teorias sociocognitivas que fundamentam o autismo;
  • Transição ensino médio, curso profissionalizante e superior;
  • Orientação da escola e de universidades;
  • Orientações curriculares em ensino médio, ensino técnico e ensino superior;
  •  Entendendo as profissões e orientações de adolescentes e adultos com TEA;
  •  Legislação de Educação.

Módulo 2:

INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA: Trabalho coordenado por Terapeuta Ocupacional e a importância da rede - família, equipe interdisciplinar e TEA.                                 - Professor Yan Sato

  • Entendendo o papel do Terapeuta Ocupacional, e a importância de uma rede de apoio interdisciplinar com adolescentes e adultos com TEA, em busca do processo de autonomia e independência;
  • Conceitos de independência e autonomia;
  • Adolescência TEA e estratégias de independência e autonomia;
  • Adaptações domiciliares para independência e autonomia;
  • Estratégias com o adolescente e adulto com TEA;
  • Orientações familiares;
  • O desafio de morar sozinho assistido.

*Em respeito a profissão de Terapia Ocupacional e as resoluções do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), este módulo tem como objetivo instrumentalizar os profissionais de terapia ocupacional para coordenar processos de independência e autonomia, e informar os demais profissionais de saúde e educação, assim como famílias da importância de uma intervenção interdisciplinar como apoio psicológico, suporte educacional, comunicação alternativa, entre outras que são de extrema importância de maneira transversal para a autonomia e independência de sujeitos com TEA. 

Módulo 3:

COMPORTAMENTO AUTOLESIVO E HETEROAGRESSIVIDADE: Entendimento e orientação para familiares e equipe interdisciplinar.
- Professora Ana Carolina Alves 

  • Entendimento de comportamentos autolesivos e heteroagressividade;
  • Abordagem comportamental;
  • Influências dos processos de comunicação, nas alterações comportamentais;
  • Influências emocionais nos processos de alterações comportamentais;
  • Estratégias comportamentais para comportamentos autolesivos e heteroagressividade;
  • Orientação familiar.

Módulo 4:

SEXUALIDADE: Entendimento e orientação de sexualidade para famílias e indivíduos com TEA.
- Professora Ana Carla Vieira Ottoni

  • Desenvolvimento da sexualidade;
  • Educação sexual;
  • Educação Individualizada de sexualidade em TEA;
  • Gênero, sexualidade e orientações sexuais;
  • Atendimento emocional e orientação a família;
  • Orientação de infecções sexualmente transmissíveis.

Módulo 5:

TRABALHO:  Adaptação e criação de trabalho para pessoas com TEA.
- Professora Fabiana Caetano (professora convidada UFTM)

  • Entendimento de trabalho;
  • Análise de posto de trabalho;
  • Criação de trabalho para pessoas com TEA;
  • Oficinas profissionalizantes e pré-profissionalizantes;
  • Preparação para o mercado de trabalho;
  • Criação de cultura inclusiva em empresas.

🎯QUEM PODE SE INSCREVER?

Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Psicopedagogos, Psicólogos, Fisioterapeutas, Médicos, Pedagogos e demais profissionais de áreas da saúde e reabilitação. Estudantes de último ano destas profissões.

Certificação on-line  pelo Instituto Inclusão Eficiente.

Via Zoom Meeting

Dúvidas e informações:

📩cursos@inclusaoeficiente.com.br
📲 (49) 9 9803 1894

Professores

Ana Carla Vieira Ottoni

Psicóloga graduada pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, UNESP/Bauru. Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo pela Universidade Federal de São Carlos, mestra e doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP/Bauru. Atuou como psicóloga escolar no Centro de Apoio à Inclusão Escolar (CAIE) da APAE de Bauru. Atualmente trabalha como docente do curso de graduação em Psicologia no Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO/Bauru) e coordena a Pós Graduação lato sensu em Psicopedagogia. Conduz e orienta pesquisas na área de inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista em termos educacionais e de sexualidade.

Ana Carolina Pereira Alves

Graduação em Licenciatura e Formação de Psicólogo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Dedica-se à investigação e atuação relacionada aos seguintes temas: desenvolvimento atípico e autismo, inclusão escolar, comportamento verbal, behaviorismo radical, análise do comportamento, autoconhecimento, questões sociais, educação e práticas culturais. Além de atuar como professora nos temas relacionados, atua como Diretora clínica e supervisora na ENTREMEIO VALE Intervenção Comportamental e acompanha uma equipe de profissionais de educação infantil na Escola Fábula, em Taubaté-SP.

Fabiana Caetano

Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012), Mestre em Ciência da Reabilitação com ênfase em Desempenho Motor e Funcional Humano pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Estágio pós-doutorado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Experiência na análise de modelos teóricos, Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), Reabilitação de Adultos, Saúde e Trabalho, Equilíbrio Ocupacional e Participação Social. Coordena o NETRAS (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Participação Social e Saúde), é Professora do Departamento de Terapia Ocupacional, Tutora da Residência Multiprofissional Integrada em Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, e docente permanente do Curso de Pós-Graduação em Estudos da Ocupação da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Salete Regiane Monteiro Afonso

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Marília. Especialista pela Universidade de São Paulo na área de Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes. Graduada em Psicologia - Formação de Psicólogos e Licenciatura Plena pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus de Bauru. Trabalhou na APAE Bauru - Associação de Pais e Amigos do Excepcional de Bauru como Psicóloga (2002), Coordenadora do Centro de Apoio à Inclusão Escolar (2010) e Diretora Técnica (2016). Atuou como Professora do curso de Psicologia e Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Educação Especial na Formação de Professores: Deficiência Intelectual na Universidade Sagrado Coração (atualmente Unisagrado). Atuou ainda como Professora na Faculdade de Agudos - FAAG no curso de Pedagogia e na Pós Graduação em Educação Especial. Atualmente trabalha como Psicóloga Clínica.

Yan Yoshimitsu Sato

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco e especialização em Transtorno do Espectro do Autismo, Tem certificação internacional em Integração Sensorial, é Terapeuta ocupacional e responsável técnico pela Clínica Sato em Caruaru – Pernambuco, com diversos cursos de formação na área de autismo, incluindo Therapeutic Listening dos EUA e imersões internacionais nas temáticas de TEA, Integração Sensorial e BOBATH, além de ser professor colaborador da Inclusão Eficiente.

seja bem-vindo!

Ficha de Inscrição: