Assessoria e consultoria escolar

A assessoria escolar tem como objetivo auxiliar na inclusão escolar de crianças e adolescentes nos processos de escolarização tanto em escolas públicas, quanto privadas. Nosso trabalho será baseado nos princípios das intervenções colaborativas, nos quais tentaremos unir com igualdade e qualidade como diversas áreas de conhecimento poderão contribuir para o benefício da criança/adolescente com deficiência. Sendo assim, é criado uma equipe multidisciplinar, envolvendo, principalmente, a assessora da Inclusão Eficiente, a equipe pedagógica da escola e a família, mas, além disso, será priorizado os diálogos com as redes de apoio da criança/adolescente e família, como terapeutas de reabilitação e demais profissionais envolvidos com o mesmo.

Clique aqui para acessar o Estatuto da Pessoa com Deficiência e aqui o BNCC.

Como funciona o processo:

  1. Primeira reunião de assessoria, com duração de aproximadamente 2 horas, com o objetivo de fazer a primeira avaliação do processo escolar da criança/adolescente, acolhimento das demandas escolares trazidas por todos os envolvidos (família e escola, principalmente). Além disso, será necessário conhecer a escola e seus recursos. 
  2. Criação de um projeto de inclusão, de acordo com as observações da assessora, os relatos colhidos por todos os envolvidos e análise das habilidades e dificuldades da criança/adolescente. 
  3. Devolutiva para a escola com as propostas de inclusão, contemplando a atuação real de todos os envolvidos, de caráter sugestivo. Tais propostas poderão estar vinculadas a:
  • Criação do PDIE (Plano de Desenvolvimento Individual e Escolar)ou o auxílio na construção do mesmo;
  • Orientações para organização de rotina visual escolar;
  • Orientações para adaptações ou adequações de atividades, tarefas, provas e atividades para casa;
  • Orientações para manejos comportamentais dentro da escola e sala de aula;
  • Orientações para manejos inclusivos dentro da sala de aula e no recreio;
  • Orientações para uso de recursos sensoriais dentro da escola e sala de aula;
  • Capacitação de professores e funcionários para conteúdos relacionados a inclusão de pessoas com deficiência e/ou demandas específicas do aluno;
  • Orientações para manejos inclusivos para a escola e alunos;
  • Prescrições de adaptações de materiais, mobiliários e ambientes da escola;
  • Orientações para parecer escolar, notas, boletim e devolutiva aos pais;
  • Orientações para projetos inclusivos nos eventos festivos e comemorativos da escola.

Ao adquirir a assessoria, você terá um contrato de mensalidade para a prestação do serviço em vigor, de acordo com as organizações do projeto enviado e firmado com a assessora. A assessoria é personalizada e continuada através de meios de contato estabelecidos no projeto firmado. Sendo assim, a família e a criança receberão assessoria para as tarefas estabelecidas no projeto por todo o tempo do contrato.

Quem pode se beneficiar:

Escolas regulares públicas e privadas, professores e demais profissionais da educação e familiares de crianças e adolescentes com deficiência, atraso no desenvolvimento, dificuldade de aprendizado, transtorno e síndromes.

Como começar:

Se você percebe dificuldades no processo escolar do seu filho ou aluno, entre em contato pelo e-mail alice@inclusaoeficiente.com.br.