Supervisão profissional em inclusão e reabilitação

O Programa de supervisão para profissionais das áreas da saúde e da educação foi criado para dar continuidade às capacitações oferecidas durante os cursos de curta duração. Tais supervisões serão oferecidas por nosso time de professores e categorizados em áreas de atuação e especialidades.

Como funciona:

           As supervisões tem duração de 1 hora, no formato totalmente online. Você poderá escolher qual área ou profissional está mais próximo do que procura, mas também poderá agendar uma triagem para conversar melhor sobre suas expectativas e necessidades até encontrar o melhor programa para você.

●      Para agendar uma triagem ou uma supervisão envie um e-mail para alice@inclusaoeficiente.com.br.

 Veja abaixo nosso time de supervisores e suas áreas de especialização para supervisão:

SUPERVISORES

Régis Nepomuceno Peixoto

Diretor da empresa Inclusão Eficiente – empresa que presta assessoria e consultoria nas áreas de reabilitação e inclusão. Mestre em Tecnologia da informação e da comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui experiência nacional e internacional em assessoria de inclusão, orientação e treinamento para reabilitação, com práticas em Portugal, Chile e Estados Unidos da América. Coordenador e professor de diversas pós-graduações lato-sensu e convidado para congressos internacionais na área.

 Área: Intervenção em Terapia Ocupacional e intervenção em TEA.

 Conteúdos:
●     Planejamento e raciocínio clínico;
●     Análise de atividade;
●     Intervenção: rotina, organização de setting terapêutico;
●     Intervenção precoce para TEA.

 Exceções:
●     Estimulação sensorial, comunicação alternativa nos atendimentos de TO;
●     Avaliação.

Vanessa Madaschi

Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Especialista em Reabilitação Física (AACD) e Atendimento Domiciliar(USP). Formação em Integração Sensorial pela Universidade do Sul da Califórnia (USC) e pela Corporação Chilena de Integração Sensorial e no Conceito Neuroevolutivo Bobath básico, baby e avançados pelo Centro Bobath de Londres. Responsável pela Tradução, Adaptação transcultural e evidências de validade das Escalas Bayley III no Brasil. Fellowship no Kennedy Krieger Institute, John Hopkins Hospital. Coordenadora de cursos de pós-graduação em desenvolvimento infantil e professora em cursos livres e de especialização nas temáticas de Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce no Modelo Centrado na família, Medidas de avaliação do desenvolvimento infantil e Inclusão. Imersões internacionais no Chile, Espanha, Portugal e Estados Unidos. Terapia Ocupacional em Educação Inclusiva. Responsável técnico-científica na Inclusão Eficiente.

 Área: Avaliação e intervenção precoce.

 Conteúdos: 
●     Avaliações do desenvolvimento infantil e TEA;
●     Processos de intervenção precoce para distúrbios neuromotores;
●     Sugerir avaliações indicadas para o caso clínico;
●     Conduta após a avaliação.

 Exceções:
●     TEA;
●     Não ensina a aplicação de testes.

Yan Yoshimitsu de Oliveira Sato

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco e especialização em Transtorno do Espectro do Autismo. Tem certificação Internacional em Integração Sensorial, é Terapeuta Ocupacional e responsável Técnico pela Clínica Sato em Caruaru, Pernambuco. É responsável Técnico pelo Núcleo Agreste da Inclusão e Nordeste, com diversos cursos de formação na área de autismo, incluindo o Therapeutic Listening dos EUA e imersões internacionais nas temáticas de TEA, Integração Sensorial e BOBATH, além de ser professor colaborador da Inclusão Eficiente.

 Áreas:
●     Integração sensorial;
●     Seletividade alimentar.

Conteúdos:
●     Planejamento e intervenção guiada para a seletividade alimentar ligadas a IS;
●     Integração Sensorial.

Exceções:
●     Demandas funcionais para casa e para família.

Alice Wilken de Pinho

Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG). Possui aperfeiçoamento em Reabilitação Neuropediatra pelo Programa de Aperfeiçoamento da Associação Mineira de Reabilitação-AMR/ MG. Especialista em Educação Inclusiva pelo Instituto Inclusão Eficiente. Pós-graduada em Psicopedagogia. Imersão Chilena em Integração Sensorial. Possui cursos complementares e de formação em Estimulação Cognitiva, Intervenção Precoce, Integração Sensorial pelo Modelo Americano, Transtornos de Aprendizagem, Adaptação Curricular e Funções executivas-avaliação e intervenção. Formação completa no Programa de Intervenção Domiciliar e Escolar – LIFE. Coordenadora do Setor Empresarial e LIFE-Programa de Intervenção Domiciliar da empresa Inclusão Eficiente.

 Área: Intervenção familiar e inclusão escolar.

Conteúdos:
●     Raciocínio sobre intervenção familiar e suas particularidades;
●     Interface dos processos inclusivos no ambiente domiciliar e escolar;
●     Planejamento e raciocínio para adaptações de atividades e materiais.

 Exceções:
●     Estimulação terapêutica para casa.

Luciana Maltauro

É fisioterapeuta Especialista em Acupuntura e em Terapia Neuromotora Intensiva com enfoque em Neuropediatria. Atua na área de reabilitação neurológica há 12 anos, no momento pela Prefeitura Municipal de Campo Largo, PR. Tem formação no conceito Neuroevolutivo BOBATH Básico e Avançado; no Protocolo em Terapia Intensiva Neurológica: Pedia Suit Básico e Avançado, desenvolvido na Flórida, EUA; formação em Kinesio Taping: Fundamentos e Avançado, pela Kinesio Taping Association International (KTA). Ministra cursos, workshops e palestras com enfoque em fisioterapia na neuropediatria e kinesiotaping, para fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, em Faculdades e Centros de Reabilitação da cidade de Curitiba e interior do Paraná.

Área:
●     Bandagem;
●     GMFCS e GMFM.

Conteúdos:
●     Utilização de bandagens terapêutica na reabilitação;
●     Treinamento do uso das bandagens terapêuticas na reabilitação.

Carla Ciceri Cesa

Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana (UFSM); Especialista em Fonoaudiologia Neurofuncional, Disfagia e Motricidade Orofacial (CFFa); Especialista em Docência na Saúde (UFRGS); Formação no Conceito Neuroevolutivo BOBATH – ABRADIMENE; Terapeuta da Criação Espaço de Desenvolvimento Integral em Porto Alegre, RS. É professora Licenciada da Faculdade Nossa Senhora de Fátima, Caxias do Sul, RS.

Áreas:
●     Comunicação alternativa e aumentativa e linguagem;
●     Fonoaudiologia clínica, ensino, extensão e pesquisa Neurofuncional;
●     Linguagem Infantil, Comunicação Aumentativa e Alternativa;
●     Disfagia e Motricidade Orofacial: prevenção, promoção e reabilitação.

Conteúdos:
●     Orientações sobre CAA focada em desenvolvimento e exploração da linguagem;
●     Construção de materiais para ampliação da linguagem.

Luciana Zerbinatto

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo (1995). Sócia do Espaço de Acesso - Clínica e Assessoria, atuou por 19 anos na AACD, setor de TO Infantil, sendo terapeuta referência e responsável pelo Aperfeiçoamento em TO neste setor. Atua há mais de 20 anos em atendimentos, supervisões de terapeutas e aperfeiçoamento. Promove aulas e cursos nos temas Desenvolvimento, Brincar, Adaptações para o Brincar, Visão, Avaliação das Funções Visuais, Estimulação Visual, Terapia Ocupacional e Paralisia Cerebral. Tem experiência na área de alterações neurológicas infantis, com ênfase em baixa visão, atrasos no desenvolvimento e diagnósticos que acarretam alterações neuromotoras que, por consequência, levam a prejuízos no desempenho de tarefas características da infância.

Área: Estimulação e reabilitação visual.

 Conteúdos:
●     Disfunções visuais que interferem na função;
●     Intervenção focada nos aspectos visuais;
●     Reabilitação visual;
●     Avaliação visual.

Exceção:
●     Materiais de CAA.

Renata Varella

Terapeuta Ocupacional pela (USP-SP) é sócia-fundadora do Espaço de Acesso. Mestre em Ciências da Reabilitação (USP-SP). Especialista em Tecnologia Assistiva (USP-SP). Formada em Terapia Ocupacional Dinâmica, Conceito BOBATH (Adulto/Infantil/Bebê) e Integração Sensorial. Membro da Diretoria da ISAAC-Brasil.

 Área: Comunicação Alternativa e Aumentativa.

Conteúdos:
●     Orientações sobre CAA focada em desenvolvimento e exploração das funções no dia a dia da criança;
●     Construção de materiais para ampliar participação nos contextos e função no brincar, escola, etc.