Supervisão profissional em inclusão e reabilitação

O Programa de supervisão para profissionais das áreas da saúde e da educação foi criado para dar continuidade às capacitações oferecidas durante os cursos de curta duração. Tais supervisões serão oferecidas por nosso time de professores e categorizados em áreas de atuação e especialidades.

Como funciona:

           As supervisões tem duração de 1 hora, no formato totalmente online. Você poderá escolher qual área ou profissional está mais próximo do que procura, mas também poderá agendar uma triagem para conversar melhor sobre suas expectativas e necessidades até encontrar o melhor programa para você.

●      Para agendar uma triagem ou uma supervisão envie um whatsapp 49-999845255 ou e-mail para alice@institutoinclusaoeficiente.com.br.

 Veja abaixo nosso time de supervisores e suas áreas de especialização para supervisão:

SUPERVISORES

Régis Nepomuceno Peixoto

Diretor da empresa Inclusão Eficiente – empresa que presta assessoria e consultoria nas áreas de reabilitação e inclusão. Mestre em Tecnologia da informação e da comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui experiência nacional e internacional em assessoria de inclusão, orientação e treinamento para reabilitação, com práticas em Portugal, Chile e Estados Unidos da América. Coordenador e professor de diversas pós-graduações lato-sensu e convidado para congressos internacionais na área.

 Área: Intervenção em Terapia Ocupacional e intervenção em TEA.

 Conteúdos:
●     Planejamento e raciocínio clínico;
●     Análise de atividade;
●     Intervenção: rotina, organização de setting terapêutico;
●     Intervenção precoce para TEA.

 Exceções:
●     Estimulação sensorial, comunicação alternativa nos atendimentos de TO;
●     Avaliação.

Yan Yoshimitsu de Oliveira Sato

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco e especialização em Transtorno do Espectro do Autismo. Tem certificação Internacional em Integração Sensorial, é Terapeuta Ocupacional e responsável Técnico pela Clínica Sato em Caruaru, Pernambuco. É responsável Técnico pelo Núcleo Agreste da Inclusão e Nordeste, com diversos cursos de formação na área de autismo, incluindo o Therapeutic Listening dos EUA e imersões internacionais nas temáticas de TEA, Integração Sensorial e BOBATH, além de ser professor colaborador da Inclusão Eficiente.

 Áreas:
●     Integração sensorial;
●     Seletividade alimentar.

Conteúdos:
●     Planejamento e intervenção guiada para a seletividade alimentar ligadas a IS;
●     Integração Sensorial.

Exceções:
●     Demandas funcionais para casa e para família.

Alice Wilken de Pinho

Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG). Possui aperfeiçoamento em Reabilitação Neuropediatra pelo Programa de Aperfeiçoamento da Associação Mineira de Reabilitação-AMR/ MG. Especialista em Educação Inclusiva pelo Instituto Inclusão Eficiente. Pós-graduada em Psicopedagogia. Imersão Chilena em Integração Sensorial. Possui cursos complementares e de formação em Estimulação Cognitiva, Intervenção Precoce, Integração Sensorial pelo Modelo Americano, Transtornos de Aprendizagem, Adaptação Curricular e Funções executivas-avaliação e intervenção. Formação completa no Programa de Intervenção Domiciliar e Escolar – LIFE. Coordenadora do Setor Empresarial e LIFE-Programa de Intervenção Domiciliar da empresa Inclusão Eficiente.

 Área: Intervenção familiar e inclusão escolar.

Conteúdos:
●     Raciocínio sobre intervenção familiar e suas particularidades;
●     Interface dos processos inclusivos no ambiente domiciliar e escolar;
●     Planejamento e raciocínio para adaptações de atividades e materiais.

 Exceções:
●     Estimulação terapêutica para casa.

Luciana Maltauro

É fisioterapeuta Especialista em Acupuntura e em Terapia Neuromotora Intensiva com enfoque em Neuropediatria. Atua na área de reabilitação neurológica há 12 anos, no momento pela Prefeitura Municipal de Campo Largo, PR. Tem formação no conceito Neuroevolutivo BOBATH Básico e Avançado; no Protocolo em Terapia Intensiva Neurológica: Pedia Suit Básico e Avançado, desenvolvido na Flórida, EUA; formação em Kinesio Taping: Fundamentos e Avançado, pela Kinesio Taping Association International (KTA). Ministra cursos, workshops e palestras com enfoque em fisioterapia na neuropediatria e kinesiotaping, para fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, em Faculdades e Centros de Reabilitação da cidade de Curitiba e interior do Paraná.

Área:
●     Bandagem;
●     GMFCS e GMFM.

Conteúdos:
●     Utilização de bandagens terapêutica na reabilitação;
●     Treinamento do uso das bandagens terapêuticas na reabilitação.

Lisandra Emy Taketa Dos Santos Lima Kulak

Terapeuta Ocupacional pela UFPR, mestre em Estudos da Ocupação pela UFMG, com especialização em Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce pelo Instituto Inclusão Eficiente e residência em Atenção Hospitalar pelo CHC/UFPR. Possui formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath Infantil pela Abradimene e Adulto pelo IBITA.

Foco de supervisão:

●     Avaliação e intervenção para crianças com deficiências neuromotoras;
●      
Análise e raciocínio clínico com base no Conceito Neuroevolutivo Bobath;
●     Raciocínio em Intervenção precoce;
●     Seletividade alimentar para crianças sem alteração do processamento sensorial e pós gastrostomia (Get Permission Approach);
●     Intervenção para crianças com baixa visão ou deficiência visual cortical;
●     Prescrição de órteses neurofuncionais em neurofuncionais em neoprene para membro superior, cadeira de rodas e mobilié adaptado.

Lidiane Taís Winck

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Mestranda em Pediatria na Universidade Federal de ciências da saúde de Porto Alegre - UFCSPA. Pós-graduada em Transtorno do Espectro Autista, ABA, Terapia Ocupacional Pediátrica e em Reabilitação dos Membros Superiores. Possui formação avançada no método de avaliação de bebês prematuros e de risco - General Movement Assessment, formação em ADOS-2, Intervenção Precoce Naturalista e no Conceito Neuroevolutivo Bobath. Participou da Imersão Internacional no Modelo Centrado na Família: Intervenção Precoce e Percursos Inclusivos - Universidade de Évora, Portugal. ESDM Advanced, PRT Level l, Project ImPACT Advanced. Certificação internacional em Integração Sensorial. Educação Continuada em TEA pelo Hospital de Clínicas  de São Paulo.

Foco de supervisão:

●     Avaliações, planejamento e intervenção em TEA;
●     Avaliações do desenvolvimento infantil (protocolos ouro);
●     Intervenção precoce no modelo centrado na família;
●     Treinamento parental;
●     Intervenções comportamentais de desenvolvimento naturalista (NDBIs).

Michelle Cristina Norberto Martins

Psicóloga educacional e clínica - CRP 08/17329; Onze anos de experiência como psicóloga escolar, trabalhando em prol da inclusão escolar e áreas afins; Quatro anos de experiência como psicóloga clínica no atendimento de crianças, adolescentes, adultos e orientação de pais. Especializada em Educação Especial e Inclusiva e Gestão Escolar pela Universidade Positivo e em Intervenção ABA (Análise do Comportamento Aplicada) para Autismo e Deficiência Intelectual pelo Child Behavior institute of Miami em parceria com a Universidade Cândido Mendes - UCAM. Cursando Neuropsicologia: Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica também pela Child Behavior Institute of Miami em parceria com o Centro Universitário Celso Lisboa - RJ.

Foco de supervisão

●     Psicologia Escolar - atuação do psicólogo escolar, atendimento de casos específicos, transtornos neurológicos e de aprendizagem, emergências psicológicas no ambiente escolar, capacitação da equipe docente.
●     Educação Especial e Inclusiva - questões estruturais de atuação da escola, legislação e capacitação docente.
●     Inclusão escolar - documentação necessária, estruturação do processo de incluir um aluno, adaptações inclusivas.