Desenvolvido como uma intervenção mediada pelos pais, o Projeto ImPACT é reconhecido como um dos programas mais eficazes para o apoio de famílias de crianças com TEA e outros transtornos que afetam a comunicação social. Ele pode ser utilizado por profissionais que atuam na intervenção direta com crianças, como fonoaudiólogos, educadores, assistentes sociais, psicólogos e terapeutas ocupacionais. A sua indicação é para crianças de até 6 anos, mas também pode ser usado com crianças mais velhas com outros transtornos do desenvolvimento que acarretam prejuízos à comunicação social.

A partir de uma abordagem individualizada, com o ImPACT o profissional pode auxiliar a capacitação das famílias para envolvê-las através do brincar e das experiências do cotidiano, ampliando o desenvolvimento da comunicação social, ganho de interação e outras habilidades. Para isso, o instrumento conta com conta com manual de cognição social, tabelas e avaliações para o monitoramento de vários níveis de habilidades das crianças com TEA. 

As estratégias do ImPACT são baseadas em um longo histórico de pesquisas em desenvolvimento infantil, contando, ainda, com muitas evidências que indicam que o programa ajuda não só crianças a desenvolverem habilidades, como também os pais a se sentirem mais confiantes em atender às necessidades de seus filhos.

Um estudo piloto sobre sua eficácia (Nicole A. Stadnick, Aubyn Stahmer e Lauren Brookman-Frazee, 2015) indicou uma melhora significativa nas habilidades de comunicação das crianças e uma forte tendência de adesão à intervenção por parte dos pais ao longo das 12 semanas de administração do instrumento. O estudo foi realizado em um programa comunitário nos Estados Unidos no qual participaram 30 crianças entre 18 meses e 8 anos, com risco ou diagnóstico de TEA, e seus pais. Metade da amostra recebeu a intervenção do ImPACT, cujos resultados foram comparados com a outra metade, que não recebeu e todos os pares do grupo de intervenção completaram o programa de treinamento dos pais.

Os resultados foram mensurados pela pontuação padrão do Vineland-II, uma escala que mede comportamentos adaptativos e que no estudo foi utilizada para avaliar habilidades de comunicação, a partir de um escore que vai de 50 a 100 pontos. Conforme a pesquisa, o grupo de crianças que recebeu o ImPACT passou de 72.06 pontos para 81.38 ao final das 12 semanas, enquanto o grupo que não recebeu passou de 72.07 para 72.08, comprovando a melhora expressiva nas habilidades de comunicação proporcionadas pelo ImPACT.

Outro estudo mais recente, realizado em 2020 (Angela B. Barber, Lauren Swineford, Candace Cook, e Ashton Belewa), chegou a conclusão de que o Projeto ImPACT aumenta consideravelmente o vocabulário expressivo de crianças com TEA. Com o objetivo de medir a linguagem falada e a comunicação social em crianças pequenas com TEA, o estudo envolveu crianças que receberam o ImPACT como intervenção do mediada pelos pais durante 12 semanas. O resultado apontou um crescimento de mais de 25% no vocabulário expressivo para metade do grupo, indicando boa resposta à intervenção.

Aprenda a utilizar o instrumento! 

Para utilizar o ImPACT é necessário passar por uma capacitação. A Inclusão Eficiente, em coedição com a editora Hogrefe, realizou a primeira tradução do material para o português e está com inscrições abertas para o primeiro treinamento do instrumento ministrado no Brasil a partir da tradução! 

O treinamento é ao vivo, com tradução simultânea, ministrado pela principal autora do instrumento, Dra. Anna Dvortcsak. Juntamente com o curso, os participantes receberão, sem custos adicionais, um exemplar do manual traduzido.  

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