AVALIAÇÃO PSICOMOTORA - BPM (Bateria Psicomotora de Vítor da Fonseca)

Objetivo geral

Conhecer os conceitos fundamentais da psicomotricidade para a Avaliação, Diagnóstico e Perfil Psicomotor, e, sua contribuição para a intervenção nas dificuldades de aprendizagem.

Objetivo específico

Proporcionar ao aluno conhecimento dos fundamentos da psicomotricidade para a Avaliação e Diagnóstico Psicomotor.

Conteúdo programático:

Bloco I - INTRODUÇÃO/PRINCÍPIOS PSICOMOTORES 

  • Princípios psicomotores: Céfalo caudal; Próximo distal; Simples para o complexo; Amplo para o específico.
  • Premissa Psicomotora: Corpo como centro das experiências psicomotoras – Corpo Vivido – Corpo Percebido – Corpo Representado
  • Conceitos Introdutórios da Avaliação Psicomotora: 

História de vida (Anamnese) e sua importância para o processo avaliativo; 
Protocolo de Observação Psicomotora;
Avaliação Psicomotora: apresentação geral e critérios de cotação de Testes Psicomotores e da Bateria Psicomotora (BPM); (Vitor da Fonseca; Francisco Rosa Neto; Vera Mattos);
Diagnóstico do Perfil Psicomotor.

Bloco II - UNIDADES FUNCIONAIS DO CÉREBRO À LUZ DE LURIA.

  • A 1ª unidade funcional do cérebro.
  • Os aspectos psicomotores da 1ª unidade: tônus e equilíbrio.
  • Avaliação Psicomotora: Organização do setting, apresentação de materiais, apresentação de testes psicomotores e BPM relativa a 1ª unidade funcional

Bloco III - UNIDADES FUNCIONAIS DO CÉREBRO À LUZ DE LURIA.

  • A 2ª unidade funcional do cérebro – Parte 1
  • Aspectos Psicomotores da 2ª unidade funcional
  • Lateralidade X lateralização.
  • Dominância lateral
  • Avaliação Psicomotora: Organização do setting, apresentação de materiais, apresentação de testes e BPM relativa a 1ª unidade funcional

Bloco IV - UNIDADES FUNCIONAIS DO CÉREBRO À LUZ DE LURIA.

  • A 2ª unidade funcional do cérebro: Parte 2
  • Aspectos psicomotores: noção do corpo e estruturação espacial e temporal.
  • Avaliação Psicomotora: Organização do setting, apresentação de materiais, apresentação de testes e BPM relativa a 2ª unidade funcional

Bloco V - UNIDADES FUNCIONAIS DO CÉREBRO À LUZ DE LURIA.

  • A 3ª unidade funcional do cérebro.
  • Aspectos psicomotores: praxia global e fina.
  • Avaliação Psicomotora: Organização do setting, apresentação de materiais, apresentação de testes e BPM relativa a 3ª unidade funcional

Bloco VI - Diagnóstico e Perfil Psicomotor

  • Apraxia, Dispraxia e Dificuldades de Aprendizagem, Eupraxia, Hiperpraxia.

Bloco VII - Educação, Reeducação e Intervenção Psicomotora

🎯QUEM PODE SE INSCREVER?

Profissionais graduados na área de saúde e educação. E alunos do último ano das áreas de saúde e educação.

Certificação on-line pelo Instituto Inclusão Eficiente.

CARGA HORÁRIA:
16h

LOCAL
: Via Plataforma Zoom meeting

Dúvidas e informações:
📩 cursos@institutoinclusaoeficiente.com.br
📲 (49) 9 9803 1894

Professores

Ana Cláudia Pinto Gomes

Terapeuta Ocupacional - UFSCar. Psicomotricista - Instituto Superior de Educação e Psicomotricidade ISPE - GAE Brasil/Certificação no Centro de Estudios de Psicomotricidad de Buenos Aires (CEPBA). Autora: Estimulação Psicomotora com Bebês de Risco In Psicomotricidade Clínica- Carlos Alberto de Mattos Ferreira e col. Editora Lovise. Mestre e Doutora em Educação Especial  - UFSCar/ Pós Doutora em Neurociências USP. Coaching em Neurolinguistica - BRACOACHING BRASIL. (Aposentada) Profa. Associada do Departamento de Terapia Ocupacional - UFTM  (Universidade Federal do Triângulo Mineiro). Sócia Titular da Associação Brasileira de Psicomotricidade, registro 683.


seja bem-vindo!

Ficha de Inscrição: