Os 5 Sistemas de Classificação Funcional: aprenda a classificar utilizando GMFCS, MACS/mini-MACS, EDACS, CFCS e VFCS

Objetivos

Capacitar os profissionais da saúde a compreenderem e aplicar os cinco principais sistemas de classificação funcional: GMFCS, MACS/mini-MACS, EDACS, CFCS e VFCS, visando a avaliação integrada da funcionalidade de crianças e adolescentes com deficiência, possibilitando o planejamento de intervenções individualizadas, monitoramento da evolução clínica e a promoção da participação social.

O curso será dividido em 5 módulos de 2 horas para cada um dos sistemas, sendo eles: 

Sábado
10h às 12h - GMFCS – Sistema de Classificação da função motora grossa  
12h às 13h - Almoço
13h às 15h - MACS e mini MACS – Sistema de Classificação da Habilidade Manual
15h às 15h15 - Intervalo
15h15 às 17h15 -  EDACS – Sistema de classificação das competências para comer e beber

Domingo
8h às 10h - CFCS – Sistema de classificação da função de comunicação
10h às 10h15 - Intervalo
10h15 às 12h15 - VFCS – Sistema de Classificação da Função Visual

🎯QUEM PODE SE INSCREVER?

Profissionais da saúde que trabalham com crianças com deficiências neuromusculares.

Certificação on-line pelo Instituto Inclusão Eficiente.

Dúvidas e informações:
📩cursos@inclusaoeficiente.com.br
📲 (49) 9 9803 1894

Professores

Luciana Maltauro

Fisioterapeuta, Pós-graduada em Terapia Neuromotora Intensiva. Possui Formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath, no curso básico e em avançados, em tratamento Terapia Intensivo de tratamento Neurológico, também básico e avançados. Atua como fisioterapeuta em centro de reabilitação público na cidade de Campo Largo/PR e no serviço privado. Tem sua área de concentração de estudos em Bandagens Terapêuticas, tendo diversos cursos internacionais e nacionais, tendo certificação pela Kinesio Taping Association Internacional (KTA). Professora de Cursos e pós-graduação do Instituto Inclusão Eficiente, também ministra cursos sobre avaliações utilizando GMFCS, GMFM-88 E GMFM-66 e Bandagem na Neuropediatria.

Rachel Oliveira

Terapeuta Ocupacional, doutora em Ciências da Reabilitação pela UFMG. É coordenadora do projeto de extensão “Criança Pode: promoção do desempenho ocupacional” da UFMG, direcionado para atendimentos de crianças com deficiência neuromotora e suas famílias. Colaboradora no projeto de extensão Cuide da sua vida: transição de jovens com deficiência para a vida adulta da UFMG.  Foi voluntária no Center for Cerebral Palsy Research, Columbia University - EUA, de 2012 a 2022. Atuou como terapeuta ocupacional AMR/MG, colaborando em projetos para intervenções de crianças e jovens com alterações neuromotoras. Participou na implementação do Programa Domiciliar Individualizado para crianças e adolescentes com deficiência física e múltipla durante a pandemia da COVID-19, que originou sua tese de doutorado. 

Luciana Gomes Valli

Fonoaudióloga com especialização em Comunicação Alternativa e Aumentativa pela Alcance meeting. Possui Certificação para PECS e PODD básico. Tem vasta experiência  nos sistemas Core Words, DHACA, Prompt, Multigestos e Dedinhos. Atualmente, atua com CAA e intervenções fonoaudiológicas na clínica Pediatherapies e Kju, em Jundiaí/SP. Coordena e supervisiona o setor de neurologia para casos de crianças com Paralisia Cerebral, Deficiências neuromusculares, Atrasos motores e TEA.

Marcela Roveri Candido

Terapeuta Ocupacional com especialização em intervenção com crianças com paralisia cerebral e transtornos do neurodesenvolvimento. Pós-graduada em ortopedia e traumatologia de MMSS pela TO HCFM-USP e em TEA, TDAH e transtornos do neurodesenvolvimento pela IEPSIS. Tem formação em Pediasuit; Therasuit básica, avançada e avançada 2; Estimulação visual na Deficiência Visual Cortical; Estimulação visual para crianças com paralisia cerebral. Possui Formação em Integração Sensorial de Ayres e Avaliação à Intervenção no Transtorno do Espectro Autista. Atualmente, é Coordenadora da equipe de Terapia Ocupacional da Pediatherapies, onde desenvolve a coordenação e supervisiona práticas terapêuticas especializadas voltadas à promoção da autonomia, funcionalidade e qualidade de vida de crianças e suas famílias.

seja bem-vindo!

Ficha de inscrição: