Curso Internacional Interocepção, Regulação e Autorregulação: na perspectiva da Integração Sensorial

Objetivo Geral:

O objetivo principal deste curso é capacitar terapeutas ocupacionais a compreenderem e intervirem de maneira eficaz no desenvolvimento de habilidades relacionadas à interocepção, regulação e autorregulação em crianças com transtornos do neurodesenvolvimento. Ao longo do curso, os participantes serão orientados na exploração aprofundada desses conceitos, compreendendo suas bases teóricas, práticas e suas interconexões no contexto do desenvolvimento infantil. Ao final do curso, espera-se que os terapeutas ocupacionais sejam capazes de reconhecer as nuances das necessidades individuais de cada criança para que possam desenvolver planos de intervenção personalizados para seus pacientes.

Conteúdo programático:

- DIA 1 

  • Da regulação à autorregulação;
  • Bases neuroanatômicas dos processos regulatórios;
  • Influência da regulação no sono, alimentação e humor;
  • Tônus vagal. Teoria polivagal;
  • Neurocepção. Condutas defensivas, paralisação, luta ou fuga a condutas de implicação social;
  • Interocepção. Consciência e regulação dos processos corporais;
  • Alostase para homeostase corporal;
  • Introdução à teoria de Integração Sensorial de Ayres;
  • Objetivo da teoria. Componentes da teoria;
  • Processo circular de IS;
  • Neuroplasticidade. Sequência de desenvolvimento, etapas. Hierarquia do sistema nervoso. Resposta adaptativa, níveis. Motor interno;
  • Chaves neurocondutoras e processos organizacionais;
  • Sistemas sensoriais: vestibulares, tátil, proprioceptivo e somatossensorial;
  • Evolução da resposta adaptativa;
  • Evolução do tato, do sistema vestibular, auditivo e visual;
  • Processo integrador dos níveis I, II, III e IV;
  • Fases do processo de autorregulação. Diversas teorias;
  • Conceito de autorregulação e integração das sensações para o sucesso do seu uso e alcance de funções integradas. 

- DIA 2

  • Transtornos regulatórios: definição;
  • Critérios diagnósticos: tipos;
  • Problemas de sono, alimentação e humor;
  • Características de acordo com a idade. Sinais e sintomas;
  • Disfunção de integração sensorial;
  • Padrões disfuncionais;
  • Prática baseada em evidência;
  • Raciocínio clínico;
  • Tratamento;
  • Manter-se calmo e alerta;
  • Redução da hipervigilância;
  • Desenvolvimento da segurança e proteção biológica;
  • Aumento da função vagal;
  • Estratégias para regular sensações internas;
  • Uso das sensações interoceptivas, proprioceptivas e exteroceptivas;
  • Intervenção nas disfunções sensoriais através de input vestibular, tátil, proprioceptivo, visual auditivo;
  • Motivação intrínseca;
  • Níveis de resposta adaptativa;
  • Intervenção em casa e na escola;
  • Modificação ambiental;
  • Trabalho com os pais;
  • Casos clínicos.

🎯QUEM PODE SE INSCREVER?

Terapeutas Ocupacionais e alunos do último ano desta graduação. 

Certificação on-line pelo Instituto Inclusão Eficiente.

LOCAL: Via Plataforma Zoom meeting - com tradução simultânea do espanhol para o português.

Dúvidas e informações:
📩cursos@institutoinclusaoeficiente.com.br
📲(49) 9 9803 1894

Professores

Lia Soledad Issa

Graduada em Terapia Ocupacional pela Facultad de Ciencias de La Salud Y Servicio Social, UNMDP, Buenos Aires, Argentina. É Presidente da AMTO (Associação Marplatense de Terapeutas Ocupacionais). Possui, certificação em Integração Sensorial por Western Psychological Services e USC (Número de Provedor CE: PCE2790); Certificação em Perspectivas de Integração Sensorial de Ayres, por CLASI; Certificação no curso DIR/FLOORTIME (101) por the Interdisciplinary Council on Development and Learning (ICDL); Certificação na escala de desenvolvimento Bayley III. É diretora de Teses da Faculdade de Cs. De la Salud e atua há 22 anos no tratamento de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento. 

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Ficha de inscrição: