Curso Internacional PEERS®: Programa de treinamento de habilidades sociais para adolescentes com TEA

Sobre o PEERS®:

O Programa de Enriquecimento Educacional de Habilidades Relacionais (PEERS®) é um programa de intervenção baseado em evidências desenvolvido pelo departamento de saúde da UCLA (Universidade da Califórnia), cujo objetivo é criar motivação em pacientes adolescentes nas diferentes áreas da vida do indivíduo, melhorando as suas habilidades sociais e relacionais.

Este programa trabalha em parceria com a família do jovem/adolescente e desenvolve as habilidades sociais fundamentais para essa fase da vida, desde como lidar com conflitos e rejeição, como manter e, até mesmo, criar novas relações de amizade, além de aprimorar a comunicação pessoal, envolvendo conversas do dia a dia, convívio com pessoas, dentre outras atividades necessárias para as relações acadêmicas e sociais.

O programa se utiliza de técnicas de dramatização e atividades didáticas desenvolvidas para a socialização em grupo, a participação dos pais é obrigatória, mas acontece em dinâmica separada dos adolescentes. O objetivo é que a família seja capaz de contribuir favoravelmente para ampliação e manutenção das relações sociais desse indivíduo.

Objetivos

Este curso foi desenvolvido para fornecer uma visão geral no que concerne ao desenvolvimento das habilidades sociais para adolescentes. Nele, você aprenderá a lógica da intervenção mediada pelos pais e profissionais apoiada no PEERS®, incluindo os seus componentes, a dinâmica das estratégias para envolver os pais e, sobretudo, quais e como as habilidades de comunicação social são desenvolvidas e trabalhadas com o programa. O curso concentra-se exclusivamente no PEERS®.

Ao final do curso, os participantes saberão:

  • Explicar e justificar a intervenção mediada pelos pais e terapeutas;
  • Aplicar a estrutura dos modelos de instrução individual e em grupo; 
  • Listar as estratégias para engajar os indivíduos;
  • Aplicar técnicas para instruir/ treinar os pais; 
  • Descrever as habilidades de comunicação social visadas pelo programa PEERS®;
  • Desenvolver as técnicas que promovem a comunicação e o engajamento em suas diferentes facetas: em situações cotidianas, bidirecionais, embaraçosas, desacordos, uso do humor, feedback, convívio com pessoas, etiqueta para encontros, entrar e sair de conversas entre várias outras situações cotidianas;
  • Administrar o programa PEERS® para adolescentes em ambientes educacionais ou clínicos.

Ademais, antes do treinamento, é recomendado que o profissional adquira o manual ‘Habilidades sociais para adolescentes com transtornos do espectro do desenvolvimento e do autismo: Manual de tratamento PEERS’, disponível somente na língua inglesa. 

🎯QUEM PODE SE INSCREVER?

Profissionais das áreas da saúde e educação e demais profissionais que trabalham com adolescentes com desafios sociais.

Certificação on-line pelo Instituto Inclusão Eficiente.

*Os participantes serão incluídos no diretório de Provedores Certificados PEERS® para adolescentes.

Dúvidas e informações:
📩cursos@inclusaoeficiente.com.br
📲(49) 9 9803 1894

Professores

Blake Warner

Blake Warner é PhD e pós-doutor no Instituto Semel de Neurociência e Comportamento Humano da UCLA na Clínica do Programa de Enriquecimento Educacional de Habilidades Relacionais - PEERS® - e no Centro Tarjan. Ele recebeu seu PhD com especialização dupla em Psicologia Clínica e de Desastres pela Universidade de Dakota do Sul, EUA, onde foi estagiário por duas vezes em Educação de Liderança em Neurodesenvolvimento e Deficiências Relacionadas (LEND). A pesquisa e os interesses clínicos do Dr. Warner centram-se em políticas relacionadas à deficiência e treinamento em defesa de direitos, bem como em intervenções focadas na interseção de gênero, sexualidade e neurodiversidade. É um instrutor certificado PEERS®.

seja bem-vindo!

Ficha de inscrição: