Disfunção Motora da Escrita: Atuação da Terapia Ocupacional

OBJETIVO

O conhecimento sobre as disfunções motoras que afetam o processo de desenvolvimento da escrita é essencial para a prática do terapeuta ocupacional que trabalha com a demanda infantil, uma vez que a escrita é uma atividade complexa que engloba aspectos perceptivos, cognitivos, motores e sensório-motores, e ainda é considerada uma das atividades mais importantes no contexto escolar. O curso visa proporcionar ao aluno conhecimento sobre o processo de desenvolvimento motor que permeia as habilidades de escrita, além de apresentar as perspectivas de intervenção do profissional terapeuta ocupacional junto às crianças com disfunções motoras da escrita.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Discutir sobre a influência dos aspectos cognitivos, sensoriais e emocionais sobre o desempenho motor da escrita;
•Promover reflexão sobre a influência da família e do ambiente escolar para aquisição das habilidades motoras da escrita;
•Melhorar o raciocínio clínico para intervenções em disfunções motoras da escrita.

CONTEÚDOS:

  • Principais dificuldades no desempenho da escrita;
  • Pré requisitos para a escrita;
  • Áreas do cérebro envolvidas na atividade de escrita;
  • Influência do desenvolvimento motor para o desempenho da escrita; 
  • Influência da postura para a atividade de escrita;
  • Disfunções motoras da escrita;
  • Influência dos componentes cognitivos e sensoriais nas disfunções motoras da escrita;
  • Avaliação e intervenção da Terapia Ocupacional.

🎯QUEM PODE SE INSCREVER?

Terapeutas Ocupacionais e alunos do último ano de Terapia Ocupacional.

Certificação on-line pelo Instituto Inclusão Eficiente.

Dúvidas e informações:

📩contato.pe@institutoinclusaoeficiente.com.br
📲 (81) 998368647 

Professores

Maria Cecília de Araújo Silvestre

Terapeuta Ocupacional formada pela Universidade Potiguar, especialista em Reabilitação Física de membros superiores pela Unicamp; Mestre em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, doutoranda em Neurociência pela Universidade Federal da Paraíba. Possui certificação completa em Integração sensorial, formação em estimulação precoce e adequação postural. Docente do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade Maurício de Nassau - Natal, foi professora substituta no curso de Terapia Ocupacional da UFPB e professora convidada pelo departamento de Terapia Ocupacional da UFPB para ministrar aula sobre Construção de Recursos Terapêuticos. Professora em curso de aperfeiçoamento ministrando aulas sobre Deficiência Física e Tecnologia Assistiva. Desenvolve e publica pesquisas na área de reabilitação, desenvolvimento humano, neurociência e neurorreabilitação. Dez anos de experiência no atendimento infantil.

seja bem-vindo!

Ficha de inscrição: