Habilidades Sociais em pessoas com TEA e Desenvolvimento Atípico: avaliação e planejamento da intervenção na perspectiva da Análise Aplicada do Comportamento

OBJETIVO

O curso pretende apresentar a compreensão das Habilidades Sociais na Perspectiva da Análise do Comportamento, bem como os passos de um processo de avaliação e intervenção em casos de TEA e Desenvolvimento Atípico. A apresentação será feita através de exposição teórica, trazendo referências teóricas, modelos de intervenção relatados na literatura e estudos de caso.

CONTEÚDOS:

  • Habilidades Sociais na Perspectiva da Análise do comportamento; 
  • Habilidades Sociais – aspectos conceituais e relação do tema com os diagnósticos de TEA e DA;
  • Avaliação de Habilidades Sociais: alguns instrumentos e métodos de investigação;
  • Generalização: intervenção em múltiplos settings com planejamento de estratégias de generalização;
  • Importância do trabalho parental como ferramenta de apoio ao Desenvolvimento de HS em indivíduos com TEA e DA.

🎯QUEM PODE SE INSCREVER?

Profissionais da área da saúde e da educação que planejam ter contato com esta temática, ou que já realizam intervenções direcionadas ao público com TEA e desenvolvimento atípico (DA).

LOCAL: Via Plataforma Zoom meeting

Certificação pelo Instituto Inclusão Eficiente.

Dúvidas e informações:
📩cursos@institutoinclusaoeficiente.com.br
📲 (49) 9 9803 1894

Professores

Ana Carolina Pereira Alves

Psicóloga formada pela UNESP/Bauru, mestre em Psicologia Experimental - Análise do Comportamento pela PUC/SP. Há 15 anos atua como terapeuta, pesquisadora e educadora com base nos pressupostos teóricos e achados experimentais da Análise do Comportamento e, na última década, com a aplicação desse conhecimento ao campo do Desenvolvimento Atípico. Psicóloga responsável Entremeio Vale Intervenção Comportamental (Taubaté-SP), instituição que atua com indivíduos diagnosticados com TEA e Desenvolvimento Atípico.

Helena Duran Meletti

Board Certified Behavior Analyst (BCBA), Psicóloga formada pela PUC/SP, mestre e doutoranda em Psicologia Experimental - Análise do Comportamento pela PUC/SP, com especialização em Análise Aplicada do Comportamento (ABA) voltada ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e formação em Organizational Behavior Management (OBM). Psicóloga responsável pela Entremeio Intervenção Comportamental (São Paulo/SP) e Entremeio Vale Intervenção Comportamental (Taubaté-SP), instituições que atuam com indivíduos diagnosticados com TEA. Desenvolveu trabalhos sobre generalização e variabilidade do comportamento verbal de crianças e adolescentes diagnosticados com TEA, além de professora convidada na especialização de ABA aplicado ao TEA do Instituto Paradigma (São Paulo).

seja bem-vindo!

Ficha de inscrição: