
Capacitar terapeutas e profissionais da área da saúde e educação a compreenderem as especificidades do Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD) em crianças, desenvolvendo habilidades práticas e teóricas para planejar e implementar intervenções baseadas nos princípios da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), com foco na promoção de repertórios funcionais, redução de comportamentos desafiadores e fortalecimento das relações familiares e escolares.
1. Introdução ao TOD
Definição e critérios diagnósticos do TOD segundo DSM-5.
Diferenças e comorbidades frequentes (TDAH, TEA, Transtornos de Aprendizagem).
Características comportamentais comuns.
Impactos do TOD no desenvolvimento social, escolar e familiar.
2. Fundamentos da ABA aplicados ao TOD
Avaliação funcional do comportamento: identificação de antecedentes, comportamento e consequências.
Importância do ensino de habilidades alternativas.
Princípios éticos no uso da ABA com crianças com TOD.
3. Estratégias de intervenção
Planejamento de programas individualizados de intervenção.
Estratégias comportamentais para redução de comportamentos interferentes.
Uso de reforço positivo para promoção de comportamentos adaptativos.
Treinamento parental: orientando pais/cuidadores para consistência em casa.
Intervenções colaborativas em contexto escolar: apoio aos professores.
4. Prática e Estudos de Caso
Discussão em grupo sobre dificuldades práticas.
Monitoramento e avaliação da eficácia das intervenções.
Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Pedagogos e estudantes do último ano das áreas da saúde e da educação.
Certificação pelo Instituto Inclusão Eficiente.
Dúvidas e informações:
📩 cursos@institutoinclusaoeficiente.com.br
📲 (49) 9 9803-1894
Larissa Pontes Carvalho Gomes, profissional qualificada, possui o título de QBA (Qualified Behavior Analyst) é registrada como psicóloga no Conselho Regional de Psicologia. Ela também é professora e analista do comportamento, tendo obtido mestrado em análise do comportamento aplicado e intervenção educativa pela Universidade Complutense de Madrid, além de possuir cursos internacionais e nacionais em práticas baseadas em evidências.