CURSO INTERNACIONAL PRESENCIAL INÉDITO - Interocepção e Autorregulação na primeira infância.

Objetivo geral

O objetivo principal deste curso é capacitar os terapeutas ocupacionais para que compreendam e possam intervir de maneira eficaz em termos de desenvolvimento de habilidades relacionadas à interocepção, à regulação e à autorregulação em crianças com transtornos do neurodesenvolvimento. Serão abordados os conceitos de regulação, sua base anatômica e fisiológica, a evolução do sistema nervoso autônomo para reduzir os comportamentos defensivos primários (luta, fuga e congelamento), os estágios para alcançar a autorregulação e as implicações dos distúrbios nas competências e habilidades necessárias para o desempenho ocupacional da criança. Também serão conceituadas as formas de avaliação e intervenção nas disfunções do sistema interoceptivo.

Após três dias intensos de teoria e prática, espera-se que os profissionais sejam capazes de reconhecer as sutilezas das necessidades individuais de cada criança, para que possam desenvolver e aplicar planos de intervenção personalizados para seus pacientes.

Conteúdo programático

DIA 1.

  • Da regulação à autorregulação.
  • Bases neuroanatômicas dos processos regulatórios. Sistema nervoso autônomo, sistema endócrino, sistema imunológico.
  • Evolução filogenética e ontogenética do cérebro.
  • Influência na regulação do sono, da alimentação e do humor.  
  • Tono vagal. Teoria polivagal.
  • Neurocepção. Comportamentos defensivos primários de luta, fuga e congelamento para comportamentos socialmente envolvidos.
  • Consciência da interocepção e regulação dos processos corporais. Oitavo sentido.
  • Evolução da resposta adaptativa.
  • Fases do processo de autorregulação. Diferentes teorias.
  • O que é autorregulação e seu desenvolvimento.
  • Sistema gastrointestinal. Impacto metabólico e imunológico no comportamento.
  • Sistema de ativação e alerta e sua ligação com o sistema de luta e fuga.
  • Alostase em direção à homeostase corporal.
  • Neuroplasticidade. Habituação e sensibilização.
  • Fases do processo de autorregulação. Diferentes teorias.
  • Conceito de autorregulação e integração de sensações para uso bem-sucedido e realização de funções integradas.

DIA 2.

  • Transtornos regulatórios: definição.
  • Critérios de diagnósticos: tipos.
  • Problemas de sono, alimentação e humor.
  • Características da idade. Sinais e sintomas.
  • Padrões disfuncionais;
  • Prática baseada em evidências.
  • Raciocínio clínico.
  • Tratamento.
  • Manter-se calmo e alerta; alerta fásico e tônico.
  • Redução da hipervigilância.
  • Desenvolvimento de segurança e proteção biológica.
  • Aumento da função vagal; inibição de mecanismos defensivos.
  • Estratégias para regular as sensações internas.
  • Uso de sensações interoceptivas, proprioceptivas e exteroceptivas.
  • Intervenção em disfunções sensoriais por meio de estímulos vestibulares, táteis, proprioceptivos, visuais e auditivos.
  • Motivação intrínseca.
  • Intervenção em casa e na escola.
  • Modificação do ambiente.
  • Trabalho com os pais.
  • Casos clínicos.

DIA 03.

  • Conceito de interocepção.
  • Perspectiva da neurociência: anatomia e fisiologia do sentido interoceptivo.
  • Processo de regulação da interocepção.
  • Consciência interoceptiva.
  • Processo de consolidação da consciência interoceptiva.
  • Participação nas ocupações da criança (jogos, alimentação e sono).
  • Disfunção interoceptiva. Sinais e sintomas.
  • Regulação de energia.
  • Regulação do sistema autônomo.
  • Avaliação indireta e direta.
  • Detecção de pontos fortes, interesses e desafios.
  • Raciocínio clínico.
  • Intervenção baseada em evidências.

🎯QUEM PODE SE INSCREVER?

Terapeutas Ocupacionais e acadêmicos do último ano desta graduação.
Certificação pelo Instituto Inclusão Eficiente.

DATA: 
29, 30 e 31 de agosto de 2025 (sexta-feira a domingo), das 09h às 18h (horário de Brasília), com uma hora de intervalo para almoço. Sendo dois dias de aulas teóricas e um dia de aula prática.
LOCAL: João Pessoa/PB - Endereço divulgado em breve.

⭕️Período de inscrições: 22/05/2025 a 14/08/2025 (Vagas Limitadas).⭕️

💰INVESTIMENTO:

Boleto: à vista R$2400,00
2x de R$1300,00
3x de R$866,66
4x de R$650,00
5x de R$520,00
6x de R$433,33
7x de R$371,42
8x de R$325,00
*Vencimento do primeiro boleto para 07 dias após o preenchimento do formulário.
*Para realizar o pagamento de forma parcelada em até oito vezes é necessário efetivar a compra até dia 15 de junho de 2025. Para realizar o pagamento de forma parcelada em até sete vezes é necessário efetivar a compra até dia 01 de julho de 2025.  Para realizar o pagamento de forma parcelada em até seis vezes é necessário efetivar a compra até dia 15 de julho de 2025.  Para realizar o pagamento de forma parcelada em até cinco vezes é necessário efetivar a compra até dia 01 de agosto de 2025.  Para realizar o pagamento de forma parcelada em até quatro vezes é necessário efetivar a compra até dia 07 de agosto de 2025. ** Mediante a análise de crédito.
** Mediante a análise de crédito.

Cartão de crédito: R$ 2.900,00 
em até 12x sem juros.

Pix: À vista R$2.400,00
para 07 dias após a inscrição.

🔖Descontos:

5% (grupo de três pessoas)
8% (grupo de cinco pessoas)
10% (grupo de dez pessoas)
10% para clínicas parceiras da Inclusão Eficiente
10% de desconto para alunas (os) da Pós-Graduação da Inclusão Eficiente.
* Para ter o desconto de grupo, é necessário que todos os membros efetuem a inscrição no prazo de uma semana a contar da data da primeira inscrição. (Ultrapassando este prazo, os boletos serão gerados no valor de inscrição individual).
**Os descontos não são cumulativos.

Dúvidas e informações:
📩cursos@institutoinclusaoeficiente.com.br
📲(49) 9 9803 1894

Professores

Lia Soledad Issa

Graduada em Terapia Ocupacional pela Facultad de Ciencias de La Salud Y Servicio Social, UNMDP, Buenos Aires, Argentina. É Presidente da AMTO (Associação Marplatense de Terapeutas Ocupacionais). Possui, certificação em Integração Sensorial por Western Psychological Services e USC (Número de Provedor CE: PCE2790); Certificação em Perspectivas de Integração Sensorial de Ayres, por CLASI; Certificação no curso DIR/FLOORTIME (101) por the Interdisciplinary Council on Development and Learning (ICDL); Certificação na escala de desenvolvimento Bayley III. É diretora de Teses da Faculdade de Cs. De la Salud e atua há 22 anos no tratamento de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento.

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Ficha de Inscrição: