Capacitação em Intervenção Clínica e Educacional em crianças e adolescentes com TDAH

OBJETIVO

O curso de Formação em Intervenção Clínica e Educacional em crianças e adolescentes com TDAH do Instituto Inclusão Eficiente tem como objetivo aprimorar os conhecimentos de profissionais de saúde e educação, capacitando-o para que, em consonância com sua formação de base, atue de uma forma potencializada nos processos de Inclusão e Reabilitação de seus clientes, pacientes e/ou alunos. O curso segue uma linha cronológica dos processos inclusivos, pensando desde o diagnóstico até o processo de intervenção.

MÉTODOS UTILIZADOS

- Aulas AO VIVO, com tempo exclusivo para interação, via plataforma zoom meeting;
- Discussão de casos baseados em práticas e vivências dos professores;
- Material de apoio em formato de sugestão de leitura de artigos;
- Perguntas guiadas.

MATERIAL

Será enviado por e-mail em cada aula o material de apoio. Contendo o slide da aula em PDF, sugestões de leituras e materiais extras de acordo com a disponibilidade de cada professor.

MÓDULOS

  1. Atualizações diagnósticas: TDAH, DDA e suas comorbidades (8h)

Conteúdo:

  • Epidemiologia;
  • Lista de sintomas segundo o DSM-V;
  • Diagnóstico;
  • Classificação;
  • Principais medicamentos utilizados para o tratamento de TDAH;
  • Comorbidades.
  1. Intervenção comportamental: foco no sujeito e seus processos funcionais (8h)

Conteúdo:

  •  A Cognição social nos indivíduos com TDAH
  • Alterações do comportamento e o comprometimento cognitivo, social e escolar;
  • Intervenções Comportamentais para indivíduos com TDAH;
  • Seleção de práticas Baseadas em Evidências:
  • Ensino de Habilidades; 
  •  Prevenção e Manejo das alterações do comportamento.

  1. TDAH:  programa de intervenção focado em questões sensório-motoras (8h)

Conteúdo:

  • Transtornos motores de base sensorial: práxis;
  • Integração Sensorial: entendendo a disfunção sensorial e seu impacto no TDAH e encaminhamento para terapia de IS com terapeuta ocupacional;
  • Intervenção Motora: interdisciplinar;
  • Acomodações sensoriais;
  • Impactos funcionais e a relação com o perfil sensorial.
  1. Escolaridade e Inclusão: do ensino infantil ao ensino médio (8h)

Conteúdo: 

  • Consequências do TDAH para a escolarização;
  • Principais dificuldades encontradas;
  • Lei Federal nº 14.254
  •  O que são as funções executivas – o que é o TDAH com estratégias de reabilitação
  • Direito a acompanhante terapêutico;
  • Estratégias de ensino e recursos pedagógicos para o ensino de alunos com TDAH.
  1. Princípios de avaliação e de percepções interdisciplinares no TDAH (8h)

Conteúdo:

  • Esclarecimento de testes e avaliações;
  • Funções Executivas e TDAH;
  • Desregulação emocional e TDAH;
  • Controle inibitório.
  1. Organização, planejamento e estrutura de rotina (8h)

Conteúdo:

  • Estruturação e planejamento da rotina do paciente com TDAH;
  • Participação da família como principal apoio para a implementação das orientações de novas rotinas;
  • Intervenções ambientais.

🎯 Quem pode se inscrever?

Médicos, Fisioterapeutas, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Profissionais de Educação Física, Psicopedagogos, Pedagogos e Professores. Alunos do último ano destas profissões. 

Certificação  pelo Instituto Inclusão Eficiente.

DATAS E HORÁRIOS:
MÓDULO 1:
20 e 21 de julho das 8h às 12h (horário de Brasília)
MÓDULO 2: 03 e 04 de agosto das 8h às 12h (horário de Brasília)
MÓDULO 3: 17 e 18 de agosto das 8h às 12h (horário de Brasília)
MÓDULO 4: 31 de agosto e 01º de setembro das 8h às 12h (horário de Brasília)
MÓDULO 5: 14 e 15 de setembro das 8h às 12h (horário de Brasília)
MÓDULO 6: 28 e 29 de setembro das 8h às 12h (horário de Brasília)

⭕️Período de inscrições: 22/04/2024 a 12/07/2024 (Vagas Limitadas).⭕️

LOCAL: Via Plataforma Zoom meeting.

💰INVESTIMENTO

Taxa de matrícula: R$ 50,00 (cinquenta reais) - boleto com vencimento para 7 dias úteis após a efetivação da matrícula - data de preenchimento deste formulário

Boleto:
5x de R$199,80
- (primeira parcela em maio de 2024, com vencimento para o dia 5, 10 ou 15 de cada mês).
4x de R$246,00 - (primeira parcela em junho de 2024, com vencimento para o dia 5, 10 ou 15 de cada mês).
3x de R$323,00 - (primeira parcela em julho de 2024, com vencimento para o dia 5, 10 ou 15 de cada mês).
À vista R$899,90 para 07 dias após o preenchimento do formulário.

Cartão de crédito: R$1100,00 - via cartão de crédito em até 10x sem juros. 

PIX: À vista R$899,90 para 07 dias após o preenchimento do formulário.

🔖Descontos:

5% (grupo de três pessoas)
8% (grupo de cinco pessoas)
10% (grupo de dez pessoas)
10% para clínicas parceiras da Inclusão Eficiente
10% de desconto para alunas (os) da Pós-Graduação da Inclusão Eficiente.

* Para ter o desconto de grupo, é necessário que todos os membros efetuem a inscrição no prazo de uma semana a contar da data da primeira inscrição. (Ultrapassando este prazo, os boletos serão gerados no valor de inscrição individual).
**Os descontos não são cumulativos;

Dúvidas e informações:
📩cursos@institutoinclusaoeficiente.com.br
📲 (49) 9 9803 1894

Professores

Alice Wilken de Pinho

Terapeuta ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestranda em Estudos da Ocupação pela UFMG. Possui aperfeiçoamento em Reabilitação Neuropediatra pelo Programa de Aperfeiçoamento da Associação Mineira de Reabilitação-AMR/ MG. Especialista em Educação Inclusiva pelo Instituto Inclusão Eficiente e Psicopedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco. Imersão Chilena em Integração Sensorial. Possui cursos complementares e de formação em Estimulação Cognitiva, Intervenção Precoce, Integração Sensorial pelo Modelo Americano, Transtornos de Aprendizagem, Adaptação Curricular e Funções executivas-avaliação e intervenção. Formação completa no Programa de Intervenção Domiciliar e Escolar (LIFE). Coordenadora do Setor Empresarial e LIFE.

Gabriel Rodriguez Brito

Pedagogo, especialista em Psicopedagogia, mestre e doutor em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Pesquisador do grupo de Neuropsicologia Infantil da UPM e membro da Rede de Formadores do Instituto ABCD.  Atuou como coordenador voluntário no Projeto Primeiros Passos, com foco na estimulação das funções executivas de crianças pré- escolares em situação de vulnerabilidade junto à ONG Novo Sertão - Piauí.

Hosana Alves Gonçalves

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), mestra em Psicologia - Cognição Humana, Neuropsicologia (PUCRS) e doutora pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia - Cognição Humana (PUCRS). É membro do Grupo de Pesquisa em Neuropsicologia Clínica e Experimental  da PUCRS. É autora do livro "Como escrever um laudo neuropsicológico'' e atua como neuropsicóloga clínica em consultório particular. É professora na Faculdade de Psicologia da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH).

seja bem-vindo!

Ficha de Inscrição: