Formação em TEA - intervenção e inclusão [curso de Formação e Aperfeiçoamento]

OBJETIVO

O curso de Formação em autismo da Inclusão Eficiente tem como objetivo capacitar e aprimorar os conhecimentos dos profissionais da educação e saúde, para que aperfeiçoem suas práticas no âmbito de educação e saúde, respeitando os limites de sua formação de base e tendo um olhar global nos processos de Intervenção e Inclusão da pessoa com TEA.

MÉTODOS UTILIZADOS

- Aulas AO VIVO, com tempo exclusivo para interação, via plataforma Zoom meeting;
- Discussão de casos baseados em práticas e vivências dos professores;
- Material de apoio em formato de sugestão de leitura de artigos;
- Perguntas guiadas;

MÓDULOS

Neurociência e atualização diagnóstica em TEA
Carga horária: 16h
Conteúdo programático: 
- O que é TEA?
- Entendendo a neurociência nos dias atuais;
- Compreendendo a ligação dos processos de neurociência e o TEA;
- Revisitando conceitos, características e as mais diversas formas do TEA; 
- Características neurodesenvolvimentais;
- TEA: causas, diagnósticos e tratamentos;
- Compreendendo a intervenção nos contextos de casa, escola e família.

Adaptações curriculares e inclusão escolar em TEA
Carga horária: 16h
Conteúdo programático:
- O que são adaptações curriculares;
- Por que adaptar? Quando adaptar? Como adaptar?
- Adaptações dinâmicas;
- Relacionando questões ambientais, atitudinais e pessoais do aluno com seu desempenho no contexto escolar;
- Estratégias de adaptações considerando as diversas formas de funcionamento das crianças com TEA;
- Abordagem educacional com objetivo de generalização da criança com TEA fora do contexto domiciliar.

Integração Sensorial: da abordagem clínica aos recursos sensoriais em sala de aula.
Carga horária: 16h
Conteúdo programático:
- Conhecendo os sistemas sensoriais;
- Entendendo os déficits do processamento sensorial;
- Impacto dos déficits do processamento sensorial no desempenho escolar;
- Compreendendo a importância do encaminhamento para o Terapeuta Ocupacional realizar a Terapia de Integração sensorial;
- Conhecendo alguns recursos sensoriais e possibilidades de aplicação no contexto escolar;
- Trabalho em conjunto entre Terapeuta Ocupacional e equipe escolar para indicações e confecções de recursos sensoriais para escola.

Percursos inclusivos e abordagens centrada na família: da intervenção precoce à vida adulta.
Carga horária: 16h
Conteúdo programático:
- Entendendo a importância da família no processo de intervenção de pessoas com TEA;
- Conhecendo a abordagem centrada na família e como ela deve ser direcionadora dos processos de reabilitação e inclusão;
- Entendendo como os processos de reabilitação estão interligados desde a intervenção precoce até a vida adulta;
- Discutir sobre as principais dificuldades de pessoas com TEA frente às suas ocupações relacionadas a sua idade e participação social;
- Entendendo a ligação de todos os processos inclusivos: escola, profissional e social.

Conceitos básicos do ABA e manejos comportamentais em TEA
Carga horária: 16h
Conteúdo:
 - Conceitos básicos e aplicação da ciência ABA em TEA;
- A Análise do Comportamento como base para Intervenções Socialmente Significativas: conversando sobre o caráter funcional das intervenções terapêuticas;
- Análise do Comportamento nos contextos da escola, casa e no ambiente clínico;
- Diferenciando a ciência ABA e a utilização isolada de recursos ou ferramentas da área;
- Manejo de comportamento: o que é e como pode auxiliar no planejamento da interação terapêutica com pessoas com TEA;
- Como a análise do comportamento entende e intervém sobre o “brincar” em crianças com TEA.

Intervenção clínica interdisciplinar em TEA
Carga horária: 16h
Conteúdo:
- Entender a importância da intervenção interdisciplinar;
- Conhecendo as especialidades e a importância da transversalidade do tratamento funcional em TEA;
- Diferenciando métodos, modelos e conceitos utilizados no processo de intervenção focado em TEA;
- Estruturando o ambiente terapêutico para pessoas com TEA;
*Esta aula será coordenada por um terapeuta ocupacional que receberá profissionais das áreas de fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia e psicopedagogia.

Conceitos de intervenção precoce em autismo baseado no modelo Denver
Carga horária: 16h
Conteúdo:
- Conhecendo o Modelo Denver de intervenção precoce;
- Discutindo modelos de intervenção precoce;
- Entendendo o desenvolvimento da criança menor e suas habilidades
- Conhecendo as principais dificuldades e as características da criança menor com TEA;
- Aprendendo recursos do Modelo Denver a serem utilizados por terapeutas que atuam na intervenção precoce de crianças com TEA.

Estruturação de intervenção utilizando os conceitos básicos do TEACCH.
Carga horária: 16h
Conteúdo:
- Entendendo a metodologia TEACCH e suas principais aplicações para pessoas com TEA nos ambientes clínicos, domiciliares e escolares;
- Utilização de recursos do TEACCH para aquisição de aprendizagens de conceitos educacionais e funcionais;
- Utilização de recursos do TEACCH nas intervenções individuais e em grupo.

Comunicação Aumentativa e Alternativa e Linguagem em TEA 
Carga horária: 16h
Conteúdo:
- Conceituando: comunicação e linguagem;
- Desenvolvimento da linguagem;
- Modelos de comunicação alternativa;
- Contribuições da Comunicação Alternativa e Aumentativa no processo de inclusão social.

Empoderamento familiar em TEA 
Carga horária: 16h
Conteúdo:
- Discussões acerca da atuação e empoderamento dos pais, familiares e cuidadores de sujeitos com Transtorno do Espectro Autista;
- Compreendendo aspectos como resiliência, estímulos por meio da rotina, o manejo comportamental pelos pais/cuidadores e a inclusão de acompanhantes terapêuticos.

🎯 Quem pode se inscrever?

Profissionais graduados na área de saúde e educação.

Dupla certificação:
1. Certificação em Aperfeiçoamento em Transtorno do Espectro Autista: intervenção e Inclusão, pela faculdade IPPEO
2. Certificação em Formação em Transtorno do Espectro Autista: intervenção e Inclusão, pelo Instituto Inclusão Eficiente

Dúvidas e informações:
📩cursos@institutoinclusaoeficiente.com.br
📲 (49) 9 9803 1894

Professores

Nara Sandes

Terapeuta ocupacional pela UFPE, especialista em Terapia Ocupacional Pediátrica, formação em PECS, TEACCH, além da formação completa no Programa de intervenção Domiciliar - LIFE. É assessora de Inclusão e Reabilitação e responsável técnica pela Inclusão Eficiente na região Nordeste. Tem experiência em estados no Sudeste e Nordeste em escolas públicas e privadas em modelo de consultoria e assessoria de inclusão escolar. É uma das coordenadoras da pós-graduação em Terapia Ocupacional em Educação Inclusiva da Inclusão Eficiente Nordeste, além de experiência clínica e diversas formações em TEA.

Claudia Zirbes

Graduada em farmácia pela Universidade federal do Rio Grande do Sul, pós-graduada em Psicopedagogia clínica e Institucional, pós-graduanda em análise do comportamento aplicada. Docente em disciplinas relacionadas a TEA, Inclusão e Empoderamento parental. Consultoria e supervisão em TEA. Na clínica atua exclusivamente com famílias de crianças com TEA. Mãe de Guilherme, 13 anos, com diagnóstico de TEA.

Yan Yoshimitsu Sato

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco e especialização em Transtorno do Espectro do Autismo, Tem certificação internacional em Integração Sensorial, é Terapeuta ocupacional e responsável técnico pela Clínica Sato em Caruaru – Pernambuco, com diversos cursos de formação na área de autismo, incluindo Therapeutic Listening dos EUA e imersões internacionais nas temáticas de TEA, Integração Sensorial e BOBATH, além de ser professor colaborador da Inclusão Eficiente.

Ana Carolina Pereira Alves

Graduação em Licenciatura e Formação de Psicólogo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Dedica-se à investigação e atuação relacionada aos seguintes temas: desenvolvimento atípico e autismo, inclusão escolar, comportamento verbal, behaviorismo radical, análise do comportamento, autoconhecimento, questões sociais, educação e práticas culturais. Além de atuar como professora nos temas relacionados, atua como Diretora clínica e supervisora na ENTREMEIO VALE Intervenção Comportamental e acompanha uma equipe de profissionais de educação infantil na Escola Fábula, em Taubaté-SP.

Marcela Oliveira

Terapeuta ocupacional graduada pela UFPE. Especialista em Terapia Ocupacional Neurofuncional pelo IMIP. Mestre em saúde da criança e do adolescente pela UFPE Doutoranda em saúde da criança e do adolescente pela UFPE. Foi professora substituta no curso de Terapia Ocupacional da UFPE. Possui curso de formação em TEACCH, ABA, PECS, IS (em andamento). Trabalha com essas abordagens há 4 anos em crianças com TEA.

Thaís Avelar

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Estadual de São Paulo Júlio de Mesquita Filho (UNESP Campus Marília -SP) e especialização em Terapia Ocupacional em Educação Inclusiva e Análise do Comportamento Aplicada. É Supervisora do Modelo Denver de Intervenção Precoce, tem  Certificação Internacional em Integração Sensorial de Ayres, é Terapeuta Ocupacional e sócia- proprietária da clínica DENVERKIDS  Umuarama - Paraná, com diversos cursos de formação na área de autismo, incluindo Imersão Internacional em Integração Sensorial e TEA, recusa e seletividade alimentar, get permisssion, intervenção precoce e TEA, práxis, dentre outras formações.

Cândice Moreschi

Fonoaudióloga (UNIP, 2000) e Pedagoga (CEUCLAR, 2012), é Doutora em Educação Especial (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar). Experiência em intervenção precoce nos Transtornos do Espectro Autista e práticas baseadas em evidência na área da Comunicação Alternativa Ampliada. Realiza supervisões, mentorias e consultorias na área da Educação Especial, com ênfase nos Distúrbios da Comunicação.

Lidiane Taís Winck

Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Mestranda em Pediatria na Universidade Federal de ciências da saúde de Porto Alegre - UFCSPA. Pós-graduada em Transtorno do Espectro Autista, ABA, Terapia Ocupacional Pediátrica e em Reabilitação dos Membros Superiores. Possui formação avançada no método de avaliação de bebês prematuros e de risco - General Movement Assessment, formação em ADOS-2, Intervenção Precoce Naturalista e no Conceito Neuroevolutivo Bobath. Participou da Imersão Internacional no Modelo Centrado na Família: Intervenção Precoce e Percursos Inclusivos - Universidade de Évora, Portugal. ESDM Advanced, PRT Level l, Project ImPACT Advanced. Certificação internacional em Integração Sensorial. Educação Continuada em TEA pelo Hospital de Clínicas de São Paulo.

Priscila Boy

Terapeuta Ocupacional, pós-graduada em Desenvolvimento infantil e Intervenção Precoce, formação em Transtorno do Espectro Autista, certificação internacional em Integração Sensorial. Responsável técnica pela clínica Vagalume em Belo Horizonte, oferece supervisão para terapeutas nas áreas de intervenção clínica para infância.

seja bem-vindo!

Ficha de Inscrição: