Formação em TEA - intervenção e inclusão [curso de Formação e Aperfeiçoamento]

OBJETIVO

O curso de Formação em Autismo da Inclusão Eficiente tem como objetivo capacitar e aprimorar os conhecimentos dos profissionais da educação e saúde, para que aperfeiçoem suas práticas no âmbito de educação e saúde, respeitando os limites de sua formação de base e tendo um olhar global nos processos de Intervenção e Inclusão da pessoa com Autismo.

MÉTODOS UTILIZADOS

- Aulas AO VIVO, com tempo exclusivo para interação, via plataforma zoom meeting;
- Discussão de casos baseados em práticas e vivências dos professores;
- Material de apoio em formato de sugestão de leitura de artigos;
- Perguntas guiadas;

MÓDULOS

  • Neurociência e atualização diagnóstica em TEA

Professora: Vanessa Madaschi
Carga horária: 16h
Conteúdo programático: 

- O que é TEA?
- Entendendo a neurociência nos dias atuais;
- Compreendendo a ligação dos processos de neurociência e o TEA;
- Revisitando conceitos, características e as mais diversas formas do TEA; 
- Características neurodesenvolvimentais;
- TEA: causas, diagnósticos e tratamentos;
- Compreendendo a intervenção nos contextos de casa, escola e família;

  • Adaptações curriculares e inclusão escolar em TEA

Professora: Vanessa Maghry
Carga horária: 16h
Conteúdo programático: 

- O que são adaptações curriculares;
- Por que adaptar? Quando adaptar? Como adaptar?
- Adaptações dinâmicas;
- Relacionando questões ambientais, atitudinais e pessoais do aluno com seu desempenho no contexto escolar;
- Estratégias de adaptações considerando as diversas formas de funcionamento das crianças com TEA;
- Abordagem educacional com objetivo de generalização da criança com TEA fora do contexto domiciliar;

  • Percursos inclusivos e abordagens centrada na família: da intervenção precoce à vida adulta.

Professor: Nara Sandes
Carga horária: 16h
Conteúdo programático:

- Entendendo a importância da família no processo de intervenção de pessoas com TEA;
- Conhecendo a abordagem centrada na família e como ela deve ser direcionadora dos processos de reabilitação e inclusão;
- Entendendo como os processos de reabilitação estão interligados desde a intervenção precoce até a vida adulta;
- Discutir sobre as principais dificuldades de pessoas com TEA frente às suas ocupações relacionadas a sua idade e participação social;
- Entendendo a ligação de todos os processos inclusivos: escola, profissional e social;

  • Integração Sensorial: da abordagem clínica aos recursos sensoriais em sala de aula.

Professor: Marcos Chiang
Carga horária: 16h
Conteúdo programático:

- Conhecendo os sistemas sensoriais;
- Entendendo os déficits do processamento sensorial;
- Impacto dos déficits do processamento sensorial no desempenho escolar;
- Compreendendo a importância do encaminhamento para o Terapeuta Ocupacional realizar a Terapia de Integração sensorial;
- Conhecendo alguns recursos sensoriais e possibilidades de aplicação no contexto escolar;
- Trabalho em conjunto entre Terapeuta Ocupacional e equipe escolar para indicações e confecções de recursos sensoriais para escola;

  • Empoderamento familiar em TEA 

Professora: Claudia Zirbes
Carga horária: 16h
Conteúdo:

- Discussões acerca da atuação e empoderamento dos pais, familiares e cuidadores de sujeitos com Transtorno do Espectro Autista;
- Compreendendo aspectos como resiliência, estímulos por meio da rotina, o manejo comportamental pelos pais/cuidadores e a inclusão de acompanhantes terapêuticos.

  • Intervenção clínica interdisciplinar em TEA

Professor: Yan Sato, TO e convidados
Carga horária: 16h
Conteúdo:

- Entender a importância da intervenção interdisciplinar;
- Conhecendo as especialidades e a importância da transversalidade do tratamento funcional em TEA;
- Diferenciando métodos, modelos e conceitos utilizados no processo de intervenção focado em TEA;
- Estruturando o ambiente terapêutico para pessoas com TEA;

*Esta aula será coordenada por um terapeuta ocupacional que receberá profissionais das áreas de fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia e psicopedagogia;

  • Conceitos básicos do ABA e manejos comportamentais em TEA

Professora: Ana Carolina Pereira Alves
Carga horária: 16h
Conteúdo:

- Conceitos básicos e aplicação da ciência ABA em TEA;
- A Análise do Comportamento como base para Intervenções Socialmente Significativas: conversando sobre o caráter funcional das intervenções terapêuticas;
- Análise do Comportamento nos contextos da escola, casa e no ambiente clínico;
- Diferenciando a ciência ABA e a utilização isolada de recursos ou ferramentas da área;
- Manejo de comportamento: o que é e como pode auxiliar no planejamento da interação terapêutica com pessoas com TEA;
- Como a análise do comportamento entende e intervém sobre o “brincar” em crianças com TEA;

  • Estruturação de intervenção utilizando os conceitos básicos do TEACCH.

Professora: Nara Sandes e Marcela Oliveira
Carga horária: 16h
Conteúdo:

- Entendendo a metodologia TEACCH e suas principais aplicações para pessoas com TEA nos ambientes clínicos, domiciliares e escolares;
- Utilização de recursos do TEACCH para aquisição de aprendizagens de conceitos educacionais e funcionais;
- Utilização de recursos do TEACCH nas intervenções individuais e em grupo

  •  Comunicação Aumentativa e Alternativa e Linguagem em TEA 

Professora: Cândice Moreschi
Carga horária: 16h
Conteúdo:

- Conceituando: comunicação e linguagem;
- Desenvolvimento da linguagem;
- Modelos de comunicação alternativa;
- Contribuições da Comunicação Alternativa e Aumentativa no processo de inclusão social;

  • Conceitos de intervenção precoce em autismo baseado no modelo Denver

Professora: Diva Pires
Carga horária: 16h
Conteúdo:

- Conhecendo o Modelo Denver de intervenção precoce;
- Discutindo modelos de intervenção precoce;
- Entendendo o desenvolvimento da criança menor e suas habilidades;
- Conhecendo as principais dificuldades e as características da criança menor com TEA;
-Aprendendo recursos do Modelo Denver a serem utilizados por terapeutas que atuam na intervenção precoce de crianças com TEA;

🎯 Quem pode se inscrever?

Profissionais graduados na área de saúde e educação.

Dupla certificação:

  1. Certificação em Aperfeiçoamento em Transtorno do Espectro Autista: intervenção e Inclusão, pela faculdade IPPEO
  2. Certificação em Formação em Transtorno do Espectro Autista: intervenção e Inclusão, pelo Instituto Inclusão Eficiente

DATAS E HORÁRIOS:

As aulas acontecem aos sábados e domingos das 09:00 as 18:00 (horário de Brasília):

·       29 e 30 de janeiro de 2022
·       12 e 13 de fevereiro de 2022
·      19 e 20 de março de 2022
· 09 e 10 de abril de 2022
·      21 e 22 de maio de 2022
· 18 e 19 de junho de 2022
· 23 e 24 de julho de 2022
· 20 e 21 de agosto de 2022
· 17 e 18  de setembro de 2022
· 29 e 30 de outubro de 2022 

💰INVESTIMENTO

Taxa de matrícula: R$ 24,50 (vinte e quatro reais e cinquenta centavos) com vencimento para 07 dias após o preenchimento do formulário

Boleto:
10x de R$ 200,00 (duzentos reais) (com vencimento para todo dia 5, 10 ou 15 de cada mês, iniciando em dezembro/2021)
À vista R$ 1.800,00 (hum mil oitocentos) (com data de vencimento a combinar como Instituto Inclusão Eficiente, sendo que o valor total deve ser quitado até 10 de dezembro/2021)

PIX:
À vista R$ 1.800,00 (hum mil oitocentos)

⭕️Período de inscrições: 15/10/2021 a 10/01/2021 (Vagas Limitadas).⭕️

MATERIAL
Será enviado por e-mail em cada aula o material de apoio. Contendo o slide da aula em PDF, sugestões de leituras e materiais extras de acordo com a disponibilidade de cada professor.

Dúvidas e informações:
📧 cursos@inclusaoeficiente.com.br
📲 (49) 9 9803 1894

Professores

Ana Carolina Pereira Alves

Graduação em Licenciatura e Formação de Psicólogo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Dedica-se à investigação e atuação relacionada aos seguintes temas: desenvolvimento atípico e autismo, inclusão escolar, comportamento verbal, behaviorismo radical, análise do comportamento, autoconhecimento, questões sociais, educação e práticas culturais. Além de atuar como professora nos temas relacionados, atua como Diretora clínica e supervisora na ENTREMEIO VALE Intervenção Comportamental e acompanha uma equipe de profissionais de educação infantil na Escola Fábula, em Taubaté-SP.

Cândice Moreschi

Fonoaudióloga (UNIP, 2000) e Pedagoga (CEUCLAR, 2012), é Doutora em Educação Especial (Universidade Federal de São Carlos - UFSCar). Experiência em intervenção precoce nos Transtornos do Espectro Autista e práticas baseadas em evidência na área da Comunicação Alternativa Ampliada. Realiza supervisões, mentorias e consultorias na área da Educação Especial, com ênfase nos Distúrbios da Comunicação.

Claudia Zirbes

Graduada em farmácia pela Universidade federal do Rio Grande do Sul, pós-graduada em Psicopedagogia clínica e Institucional, pós-graduanda em análise do comportamento aplicada. Docente em disciplinas relacionadas a TEA, Inclusão e Empoderamento parental. Consultoria e supervisão em TEA. Na clínica atua exclusivamente com famílias de crianças com TEA. Mãe de Guilherme, 13 anos, com diagnóstico de TEA.

Diva Pires

Fonoaudióloga pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Audiologia. Formada no curso introdutório e avançado no modelo Denver. Prompt e Pecs nível 1.

Marcela Oliveira

Terapeuta ocupacional graduada pela UFPE. Especialista em Terapia Ocupacional Neurofuncional pelo IMIP. Mestre em saúde da criança e do adolescente pela UFPE Doutoranda em saúde da criança e do adolescente pela UFPE. Foi professora substituta no curso de Terapia Ocupacional da UFPE. Possui curso de formação em TEACCH, ABA, PECS, IS (em andamento). Trabalha com essas abordagens há 4 anos em crianças com TEA.

Marcos Chiang

Terapeuta Ocupacional (Diplomado em Ciências da Ocupação Humana) pela Universidade de Chile. Mestre em Inclusão de Pessoas com Deficiência pela Universidade de Salamanca/ Espanha. Presidente da Associação Chilena de Integração Sensorial. Certificação Internacional em Integração Sensorial pela Universidade do Sul da Califórnia e Certificação chilena de IS. Instrutor do Conceito Neuroevolutivo BOBATH na área de Terapia Ocupacional. Especialização em Jogos e Brincadeiras. Foi chefe do Serviço de Terapia Ocupacional do Instituto de Reabilitação da Infância TELETON de Santiago de Chile (Instituição equivalente a AACD do Brasil). Ministra cursos introdutórios e avançados do Conceito Neuroevolutivo BOBATH, AVD e órtese, e processamento sensorial em países como Argentina, Peru, México, Chile e Brasil. Professor convidado em diferentes universidades de Chile. Sócio fundador do Centro de Reabilitação ALTHEA – Crescimento e Desenvolvimento.

Nara Sandes

Terapeuta ocupacional pela UFPE, especialista em Terapia Ocupacional Pediátrica, formação em PECS, TEACCH, além da formação completa no Programa de intervenção Domiciliar - LIFE. É assessora de Inclusão e Reabilitação e responsável técnica pela Inclusão Eficiente na região Nordeste. Tem experiência em estados no Sudeste e Nordeste em escolas públicas e privadas em modelo de consultoria e assessoria de inclusão escolar. É uma das coordenadoras da pós-graduação em Terapia Ocupacional em Educação Inclusiva da Inclusão Eficiente Nordeste, além de experiência clínica e diversas formações em TEA.

Vanessa Madaschi

Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Especialista em Reabilitação Física (AACD) e Atendimento Domiciliar(USP). Formação em Integração Sensorial pela Universidade do Sul da Califórnia (USC) e pela Corporação Chilena de Integração Sensorial e no Conceito Neuroevolutivo Bobath básico, baby e avançados pelo Centro Bobath de Londres. Responsável pela Tradução, Adaptação transcultural e evidências de validade das Escalas Bayley III no Brasil. Fellowship no Kennedy Krieger Institute, John Hopkins Hospital. Coordenadora de cursos de pós-graduação em desenvolvimento infantil e professora em cursos livres e de especialização nas temáticas de Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce no Modelo Centrado na família, Medidas de avaliação do desenvolvimento infantil e Inclusão. Imersões internacionais no Chile, Espanha, Portugal e Estados Unidos. Terapia Ocupacional em Educação Inclusiva. Responsável técnico-científica na Inclusão Eficiente.

Vanessa Maghry

Pedagoga pela Universidade Luterana Brasileira do Rio Grande do Sul, pós-graduada em Neuropsicopedagogia, Psicóloga (CRP-12/20219) pela UNOESC - Campus Chapecó, Pós graduanda de Neuropsicologia pela Faculdade Santa Rita e Instituto Inclusão Eficiente e Mestranda em Educação pela UNOESC - Campus Joaçaba. Possui cursos em Estimulação Cognitiva, Aprendizagem e Desenvolvimento, Estratégias Sensoriais em Ambiente Escolar, Intervenção Precoce no modelo americano, além da formação completa do Programa de intervenção Domiciliar LIFE. Realizou intercâmbio na Universidade do Minho em Portugal onde participou de formações de desenvolvimento curricular e do III Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação. Com experiência em ministrar aulas de Pós Graduação e cursos de curta duração na sua área de atuação. Assessora de Inclusão da Inclusão Eficiente.

Yan Yoshimitsu Sato

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco e especialização em Transtorno do Espectro do Autismo, Tem certificação internacional em Integração Sensorial, é Terapeuta ocupacional e responsável técnico pela Clínica Sato em Caruaru – Pernambuco, com diversos cursos de formação na área de autismo, incluindo Therapeutic Listening dos EUA e imersões internacionais nas temáticas de TEA, Integração Sensorial e BOBATH, além de ser professor colaborador da Inclusão Eficiente.

seja bem-vindo!

Ficha de Inscrição: