Formação em Transtorno do Espectro Autista: adolescência e vida adulta

Objetivo

Capacitar, qualificar e aperfeiçoar profissionais a trabalhar auxiliando nos processos e desafios ligados à educação, sexualidade, trabalho, independência e comportamentos autolesivos e heteroagressivos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista e suas famílias. 

Conteúdo programático:


SEXUALIDADE: entendimento e orientação de sexualidade para famílias e indivíduos com TEA.

  • Desenvolvimento da sexualidade;
  • Educação sexual;
  • Educação Individualizada de sexualidade em TEA;
  • Gênero, sexualidade e orientações sexuais;
  • Atendimento emocional e orientação a família;
  • Orientação de infecções sexualmente transmissíveis.

EDUCAÇÃO: ensino médio, técnico profissionalizante, ensino superior e ensino informal.                          

  • Contextualizando o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no âmbito educacional;
  • Legislações e políticas públicas da Educação Básica e da Educação Superior;
  • Transição para o ensino médio, curso profissionalizante e ensino superior;
  • Orientações e estratégias as escolas e instituições de ensino superior;
  • Orientações curriculares para o ensino médio, ensino técnico e ensino superior;


INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA: trabalho coordenado por Terapeuta Ocupacional e a importância da rede - família, equipe interdisciplinar e TEA.                             

  • Entendendo o papel do Terapeuta Ocupacional, e a importância de uma rede de apoio interdisciplinar com adolescentes e adultos com TEA, em busca do processo de autonomia e independência;
  • Conceitos de independência e autonomia;
  • Adolescência TEA e estratégias de independência e autonomia;
  • Adaptações domiciliares para independência e autonomia;
  • Estratégias com o adolescente e adulto com TEA;
  • Orientações familiares;
  • O desafio de morar sozinho assistido.

*Em respeito à profissão de Terapia Ocupacional e às resoluções do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), este módulo tem como objetivo instrumentalizar os profissionais de terapia ocupacional para coordenar processos de independência e autonomia, e informar os demais profissionais de saúde e educação, assim como famílias da importância de uma intervenção interdisciplinar como apoio psicológico, suporte educacional, comunicação alternativa, entre outras que são de extrema importância de maneira transversal para a autonomia e independência de sujeitos com TEA.


TRABALHO:  adaptação e criação de trabalho para pessoas com TEA.        

  • Entendimento de trabalho;
  • Análise de posto de trabalho;
  • Criação de trabalho para pessoas com TEA;
  • Oficinas profissionalizantes e pré-profissionalizantes;
  • Preparação para o mercado de trabalho;
  • Criação de cultura inclusiva em empresas.


COMPORTAMENTO AUTOLESIVO E HETEROAGRESSIVIDADE: entendimento e orientação para familiares e equipe interdisciplinar.

  • Entendimento de comportamentos autolesivos e heteroagressividade;
  • Abordagem comportamental;
  • Influências dos processos de comunicação, nas alterações comportamentais;
  • Influências emocionais nos processos de alterações comportamentais;
  • Estratégias comportamentais para comportamentos autolesivos e heteroagressividade;
  • Orientação familiar.

DATAS e HORÁRIOS:

Módulo 1: 26 e 27 de outubro de 2024 (sábado e domingo) - das 09h às 16h (horário de Brasília).
Módulo 2: 23 e 24 de novembro de 2024 (sábado e domingo) - das 09h às 16h (horário de Brasília).
Módulo 3: 14 e 15 de dezembro de 2024 (sábado e domingo) - das 09h às 16h (horário de Brasília).
Módulo 4: 25 e 26 de janeiro de 2025 (sábado e domingo) - das 09h às 16h (horário de Brasília).
Módulo 5: 08 e 09 de fevereiro de 2025 (sábado e domingo) - das 09h às 16h (horário de Brasília).

🎯QUEM PODE SE INSCREVER?

Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Psicopedagogos, Psicólogos, Fisioterapeutas, Médicos, Pedagogos e demais profissionais de áreas da saúde e reabilitação. Estudantes de último ano destas profissões.

Certificação on-line pelo Instituto Inclusão Eficiente.
Via Zoom Meeting
Carga horária
: 60 horas.

⭕️Período de inscrições: 15/07/2024 a 18/10/2024 (Vagas Limitadas).⭕️

💰INVESTIMENTO:

Boleto: 

6x de R$ 241,70 (1ª parcela para 7 dias após a inscrição, 2ª parcela para 30 dias após a inscrição, 3ª parcela para 60 dias após a inscrição, 4ª parcela para 90 dias após a inscrição, 5ª parcela para 120 dias após a inscrição e 6ª parcela para 150 dias após a inscrição)

5x de R$ 280,00 (1ª parcela para 7 dias após a inscrição, 2ª parcela para 30 dias após a inscrição, 3ª parcela para 60 dias após a inscrição, 4ª parcela para 90 dias após a inscrição, 5ª parcela para 120 dias após a inscrição )

4x de R$328,00 (1ª parcela para 7 dias após a inscrição, 2ª parcela para 30 dias após a inscrição, 3ª parcela para 60 dias após a inscrição, 4ª parcela para 90 dias após a inscrição)

3x de R$ 418,35 (1ª parcela para 7 dias após a inscrição, 2ª parcela para 30 dias após a inscrição, 3ª parcela para 60 dias após a inscrição)

2x de R$605,00 (1ª parcela para 7 dias após a inscrição, 2ª parcela para 30 dias após a inscrição)

À vista R$ 1.160,00  para 07 dias após a inscrição.

Cartão de crédito

R$ 1.245,00 em até 10x sem juros.

Pix: à vista R$1.160,00 para 07 dias após a inscrição.

*Para pagamento à vista, o investimento deverá ser quitado antes do início do curso. 

🔖Descontos:

5% (grupo de três pessoas)

8% (grupo de cinco pessoas)

10% (grupo de dez pessoas)

10% para clínicas parceiras da Inclusão Eficiente.

10% de desconto para alunas (os) da Pós-Graduação da Inclusão Eficiente.

*** Para ter o desconto de grupo, é necessário que todos os membros efetuem a inscrição no prazo de uma semana a contar da data da primeira inscrição. (Ultrapassando este prazo, os boletos serão gerados no valor de inscrição individual).

Dúvidas e informações:
📩cursos@inclusaoeficiente.com.br
📲 (49) 9 9803 1894

Professores

Ana Carla Vieira Ottoni

Psicóloga graduada pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, UNESP/Bauru. Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo pela Universidade Federal de São Carlos, mestra e doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP/Bauru. Atuou como psicóloga escolar no Centro de Apoio à Inclusão Escolar (CAIE) da APAE de Bauru. Atualmente trabalha como docente do curso de graduação em Psicologia no Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO/Bauru) e coordena a Pós Graduação lato sensu em Psicopedagogia. Conduz e orienta pesquisas na área de inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista em termos educacionais e de sexualidade.

Ana Carolina Pereira Alves

Graduação em Licenciatura e Formação de Psicólogo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Dedica-se à investigação e atuação relacionada aos seguintes temas: desenvolvimento atípico e autismo, inclusão escolar, comportamento verbal, behaviorismo radical, análise do comportamento, autoconhecimento, questões sociais, educação e práticas culturais. Além de atuar como professora nos temas relacionados, atua como Diretora clínica e supervisora na ENTREMEIO VALE Intervenção Comportamental e acompanha uma equipe de profissionais de educação infantil na Escola Fábula, em Taubaté-SP.

Fabiana Caetano

Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012), Mestre em Ciência da Reabilitação com ênfase em Desempenho Motor e Funcional Humano pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Estágio pós-doutorado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Experiência na análise de modelos teóricos, Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), Reabilitação de Adultos, Saúde e Trabalho, Equilíbrio Ocupacional e Participação Social. Coordena o NETRAS (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Participação Social e Saúde), é Professora do Departamento de Terapia Ocupacional, Tutora da Residência Multiprofissional Integrada em Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, e docente permanente do Curso de Pós-Graduação em Estudos da Ocupação da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Yan Yoshimitsu Sato

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco e especialização em Transtorno do Espectro do Autismo, Tem certificação internacional em Integração Sensorial, é Terapeuta ocupacional e responsável técnico pela Clínica Sato em Caruaru – Pernambuco, com diversos cursos de formação na área de autismo, incluindo Therapeutic Listening dos EUA e imersões internacionais nas temáticas de TEA, Integração Sensorial e BOBATH, além de ser professor colaborador da Inclusão Eficiente.

Ana Paula Camilo Ciantelli

Doutora e Mestra em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP/Bauru. Graduada em Psicologia pela mesma instituição. Realizou o Programa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES) na Universidade do Algarve - Faro/Portugal e é membro discente pesquisador do GEPDI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Deficiência e Inclusão - cadastrado ao CNPQ. Tem experiência na área de Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia Social e Educação Inclusiva, atuando principalmente com os seguintes temas: acessibilidade, deficiência, educação especial, educação inclusiva, inclusão social, necessidades educacionais especiais, desenvolvimento humano e processo de ensino e aprendizagem.

seja bem-vindo!

Ficha de Inscrição: