Transtorno do Espectro Autista: Adolescência e vida adulta [curso de Formação]

Objetivo

Capacitar, qualificar e aperfeiçoar profissionais a trabalhar auxiliando nos processos e desafios ligados à educação, sexualidade, trabalho, independência e comportamentos autolesivos e heteroagressivos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista e suas famílias. 

Conteúdo programático:


SEXUALIDADE: Entendimento e orientação de sexualidade para famílias e indivíduos com TEA.

  • Desenvolvimento da sexualidade;
  • Educação sexual;
  • Educação Individualizada de sexualidade em TEA;
  • Gênero, sexualidade e orientações sexuais;
  •  Atendimento emocional e orientação a família;
  •  Orientação de infecções sexualmente transmissíveis.

EDUCAÇÃO: Ensino médio, técnico profissionalizante, ensino superior e ensino informal.                          

  • Contextualizando o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no âmbito educacional;
  • Legislações e políticas públicas da Educação Básica e da Educação Superior;
  • Transição para o ensino médio, curso profissionalizante e ensino superior;
  • Orientações e estratégias as escolas e instituições de ensino superior;
  • Orientações curriculares para o ensino médio, ensino técnico e ensino superior;


INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA: Trabalho coordenado por Terapeuta Ocupacional e a importância da rede - família, equipe interdisciplinar e TEA.                             

  • Entendendo o papel do Terapeuta Ocupacional, e a importância de uma rede de apoio interdisciplinar com adolescentes e adultos com TEA, em busca do processo de autonomia e independência;
  •  Conceitos de independência e autonomia;
  • Adolescência TEA e estratégias de independência e autonomia;
  • Adaptações domiciliares para independência e autonomia;
  • Estratégias com o adolescente e adulto com TEA;
  • Orientações familiares;
  • O desafio de morar sozinho assistido.

*Em respeito a profissão de Terapia Ocupacional e as resoluções do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), este módulo tem como objetivo instrumentalizar os profissionais de terapia ocupacional para coordenar processos de independência e autonomia, e informar os demais profissionais de saúde e educação, assim como famílias da importância de uma intervenção interdisciplinar como apoio psicológico, suporte educacional, comunicação alternativa, entre outras que são de extrema importância de maneira transversal para a autonomia e independência de sujeitos com TEA.


TRABALHO:  Adaptação e criação de trabalho para pessoas com TEA.        

  •  Entendimento de trabalho;
  • Análise de posto de trabalho;
  •  Criação de trabalho para pessoas com TEA;
  • Oficinas profissionalizantes e pré-profissionalizantes;
  •  Preparação para o mercado de trabalho;
  • Criação de cultura inclusiva em empresas.


COMPORTAMENTO AUTOLESIVO E HETEROAGRESSIVIDADE: Entendimento e orientação para familiares e equipe interdisciplinar.

  •  Entendimento de comportamentos autolesivos e heteroagressividade;
  •  Abordagem comportamental;
  • Influências dos processos de comunicação, nas alterações comportamentais;
  •  Influências emocionais nos processos de alterações comportamentais;
  •  Estratégias comportamentais para comportamentos autolesivos e heteroagressividade;
  • Orientação familiar.

🎯QUEM PODE SE INSCREVER?

Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais, Psicopedagogos, Psicólogos, Fisioterapeutas, Médicos, Pedagogos e demais profissionais de áreas da saúde e reabilitação. Estudantes de último ano destas profissões.

Certificação on-line pelo Instituto Inclusão Eficiente.
Via Zoom Meeting
Carga horária
: 60 horas

Dúvidas e informações:
📩cursos@inclusaoeficiente.com.br
📲 (49) 9 9803 1894

Professores

Ana Carla Vieira Ottoni

Psicóloga graduada pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, UNESP/Bauru. Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo pela Universidade Federal de São Carlos, mestra e doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP/Bauru. Atuou como psicóloga escolar no Centro de Apoio à Inclusão Escolar (CAIE) da APAE de Bauru. Atualmente trabalha como docente do curso de graduação em Psicologia no Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO/Bauru) e coordena a Pós Graduação lato sensu em Psicopedagogia. Conduz e orienta pesquisas na área de inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista em termos educacionais e de sexualidade.

Ana Carolina Pereira Alves

Graduação em Licenciatura e Formação de Psicólogo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Dedica-se à investigação e atuação relacionada aos seguintes temas: desenvolvimento atípico e autismo, inclusão escolar, comportamento verbal, behaviorismo radical, análise do comportamento, autoconhecimento, questões sociais, educação e práticas culturais. Além de atuar como professora nos temas relacionados, atua como Diretora clínica e supervisora na ENTREMEIO VALE Intervenção Comportamental e acompanha uma equipe de profissionais de educação infantil na Escola Fábula, em Taubaté-SP.

Fabiana Caetano

Doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012), Mestre em Ciência da Reabilitação com ênfase em Desempenho Motor e Funcional Humano pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Terapeuta Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Estágio pós-doutorado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Experiência na análise de modelos teóricos, Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), Reabilitação de Adultos, Saúde e Trabalho, Equilíbrio Ocupacional e Participação Social. Coordena o NETRAS (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Participação Social e Saúde), é Professora do Departamento de Terapia Ocupacional, Tutora da Residência Multiprofissional Integrada em Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, e docente permanente do Curso de Pós-Graduação em Estudos da Ocupação da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Yan Yoshimitsu Sato

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco e especialização em Transtorno do Espectro do Autismo, Tem certificação internacional em Integração Sensorial, é Terapeuta ocupacional e responsável técnico pela Clínica Sato em Caruaru – Pernambuco, com diversos cursos de formação na área de autismo, incluindo Therapeutic Listening dos EUA e imersões internacionais nas temáticas de TEA, Integração Sensorial e BOBATH, além de ser professor colaborador da Inclusão Eficiente.

Ana Paula Camilo Ciantelli

Doutora e Mestra em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP/Bauru. Graduada em Psicologia pela mesma instituição. Realizou o Programa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES) na Universidade do Algarve - Faro/Portugal e é membro discente pesquisador do GEPDI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Deficiência e Inclusão - cadastrado ao CNPQ. Tem experiência na área de Psicologia Escolar e Educacional, Psicologia Social e Educação Inclusiva, atuando principalmente com os seguintes temas: acessibilidade, deficiência, educação especial, educação inclusiva, inclusão social, necessidades educacionais especiais, desenvolvimento humano e processo de ensino e aprendizagem.

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Ficha de Inscrição: