Pós-Graduação em nível de Especialização em Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce: com ênfase no modelo centrado na família

OBJETIVO GERAL

Capacitar, qualificar e aperfeiçoar profissionais da área de saúde, reabilitação e educação a realizar o planejamento e execução de estratégias facilitadoras de uma intervenção precoce junto a família, favorecendo assim o desenvolvimento infantil de crianças com deficiências e com risco para alterações do desenvolvimento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

A) Capacitar os profissionais envolvidos nos programas de atenção primárias, secundárias e terciárias, com a finalidade de aprimorar seu olhar e garantir ações na clínica ampliada junto às famílias, nos diferentes contextos e fatores ambientais, com foco no máximo potencial do desenvolvimento infantil;
B) Proporcionar condições de atuação e preparação do profissional nos processos de intervenção com crianças de risco e crianças com alterações no desenvolvimento infantil, com enfoque no modelo centrado na família;
C) Proporcionar aos profissionais cursistas deste programa, as competências específicas para que atuem junto às famílias nos processos de intervenção para ampliar o repertório de ações garantindo o pleno desenvolvimento infantil, e tornando integrado o processo terapêutico entre a família e os profissionais;
D) Fornecer sólida base de conhecimento relacionado ao desenvolvimento infantil, às deficiências específicas da primeira infância e aos processos de reabilitação, de forma a favorecer o raciocínio clínico e as adaptações necessárias para a intervenção precoce neste público; 
E) Despertar nos cursistas o senso de pesquisa/investigação científica e escrita acadêmica, de forma a contribuir para a fundamentação teórica da área de conhecimento da Terapia Ocupacional, Medicina, Fonoaudiologia, Psicologia, Musicoterapia, Psicopedagogia e Fisioterapia em intervenção precoce; 
F) Preparar os cursistas para compreender, planejar, indicar e intervir, quando necessário, recursos terapêuticos, tecnológicos ou não, que contribuam para os processos desenvolvimentais e inclusivos de crianças.  
G) Identificar e elaborar projetos que garantam o acesso à reabilitação baseada nas leis vigentes no Brasil e nas Teorias que a sustentam, com base em evidências científicas.

DISCIPLINAS
1. Programa de Intervenção Precoce no Brasil e noMundo: diretrizes e Atualizações Domiciliares e Ambientais
2. Neuroanatomia e Neuroplasticidade no Desenvolvimento Infantil
3. Avaliação 1 - Instrumentos de Avaliação do Desenvolvimento Infantil e de Qualidade de Vida da Família
4. Avaliação 2 - Avaliação Diagnóstica em TEA
5. Sinais Precoces 1: marcadores de Atraso no Desenvolvimento Infantil
6. Sinais Precoces 2: marcadores de Atraso no Desenvolvimento Infantil
7. Intervenção Precoce no Modelo Centrado na Família: na Atenção Primária, Secundária e Terciária
8. Legislação de Direitos da Pessoa com Deficiência
9. Proposta de Intervenção Transdisciplinar no Modelo Centrado na Família
10. Empoderamento Parental e Familiar
11. Estratégias de Enriquecimento Ambiental: informações Sensoriais e a Importância do Brincar para a Participação na Rotina
12. Funções Executivas e o Impacto no Desenvolvimento
13. Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa
14. Recursos Domiciliares e Ambientais
15. Educação Inclusiva – Creches e Primeiro Ciclo de Educação Infantil
16. Dinâmicas Familiares: trabalho de Funcionalidade e Potencialidades da Criança Junto a Família
17. Aspectos Nutricionais do Desenvolvimento e Seletividade Alimentar
18. Deficiência Visual e Educação Inclusiva

EMENTAS DE CADA DISCIPLINA: https://bit.ly/3a6o7Lc

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO CURSO
Horário do Curso: sábados e domingos das 8h às 17h, uma vez por mês, realizados por meio da plataforma Zoom Meeting com aulas síncronas.

DATAS DOS MÓDULOS
27 e 28/08/2022
24 e 25/09/2022
22 e 23/10/2022
26 e 27/11/2022
17 e 18/12/2022
28 e 29/01/2023
25 e 26/02/2023
25 e 26/03/2023
15 e 16/04/2023
27 e 28/05/2023
17 e 18/06/2023
29 e 30/07/2023
26 e 27/08/2023
23 e 24/09/2023
28 e 29/10/2023
25 e 26/11/2023
16 e 17/12/2023
27 e 28/01/2024

🎯QUEM PODE SE INSCREVER?

Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, Médicos, Musicoterapeutas, Psicólogos, Pedagogos e Psicopedagogos.

👩‍🏫 CORPO DOCENTE

Luis Eduardo Wearick da Silva - Doutor
Bibiana Silveira - Mestra
Viviane Pasqualeto - Mestra
Vanessa Madaschi - Doutora
Daniela Garbellini Aére - Doutora
Natalie Pereira - Doutora
Karina Goulart de Camargo - Mestra
Renata Flores Tibyriçá - Doutora
Vanessa Madaschi e Vitor Franco - Doutora e Doutor
Claudia Zirbes - Especialista
Yan Sato - Especialista
Marília Melo - Mestra
Kelin Casagranda e Renata Varela - Mestras
Ana Cláudia Pinto Gomes - Doutora
Carolina Corrêa - Especialista
Vanessa Rampelotto - Especialista
Michelle Ferreira de Souza e convidados - Especialista
Andressa Jóia - Mestra

Coordenação: Doutora Vanessa Madaschi
Coordenação Adjunta: Mestre Régis Nepomuceno Peixoto e Mestra Stéphani de Pol

💰 INVESTIMENTO

Taxa de matrícula: R$ 400,00
*Desconto de 10% na matrícula para inscrição em grupo de 3 ou mais alunos, realizados dentro do prazo de 7 dias.

Opções de parcelamento:
R$ 7.484,00 à vista
R$ 7.635,00  em 10x de R$ 763,50
R$ 7.900,00 em 12x de R$ 658,33
R$ 8.058,00 em 15x de R$ 537,20
R$ 8.316,00 em 18x de R$ 462,00
R$ 8.483,00 em 20x de R$ 424,15
R$ 8.653,00 em 22x de R$ 393,31
R$ 8.731,00 em 24x de R$ 363,79
R$ 8.980,00 em 26x de R$ 345,38
R$ 9.147,00 em 30x de R$ 304,90
*Ex-alunos de pós-graduação da Inclusão Eficiente terão 8% de desconto na opção de pagamento selecionada pelo aluno.
**Não cumulativo com outras promoções.

Você pode encontrar a autorização da especialização pelo MEC, no link: https://bit.ly/3wKT2pj
Esta pós-graduação é em parceria com a Faculdade Iguaçu.

Dúvidas e informações:
📧 secretaria@inclusaoeficiente.com.br
📲 (49) 9 9907-0651

seja bem-vindo!

Ficha de Inscrição: