Pós-Graduação em nível de Especialização em Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce: com ênfase no modelo centrado na família

OBJETIVO GERAL

Capacitar, qualificar e aperfeiçoar profissionais da área de saúde, reabilitação e educação a realizar o planejamento e execução de estratégias facilitadoras de uma intervenção precoce junto a família, favorecendo assim o desenvolvimento infantil de crianças com deficiências e com risco para alterações do desenvolvimento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Capacitar os profissionais envolvidos nos programas de atenção primárias, secundárias e terciárias, com a finalidade de aprimorar seu olhar e garantir ações na clínica ampliada junto às famílias, nos diferentes contextos e fatores ambientais, com foco no máximo potencial do desenvolvimento infantil;
  • Proporcionar condições de atuação e preparação do profissional nos processos de intervenção com crianças de risco e crianças com alterações no desenvolvimento infantil, com enfoque no modelo centrado na família;
  • Proporcionar aos profissionais cursistas deste programa, as competências específicas para que atuem junto às famílias nos processos de intervenção para ampliar o repertório de ações garantindo o pleno desenvolvimento infantil, e tornando integrado o processo terapêutico entre a família e os profissionais;
  • Fornecer sólida base de conhecimento relacionado ao desenvolvimento infantil, às deficiências específicas da primeira infância e aos processos de reabilitação, de forma a favorecer o raciocínio clínico e as adaptações necessárias para a intervenção precoce neste público;
  • Despertar nos cursistas o senso de pesquisa/investigação científica e escrita acadêmica, de forma a contribuir para a fundamentação teórica da área de conhecimento da Terapia Ocupacional, Medicina, Fonoaudiologia, Psicologia, Musicoterapia, Psicopedagogia e Fisioterapia em intervenção precoce;
  • Preparar os cursistas para compreender, planejar, indicar e intervir, quando necessário, recursos terapêuticos, tecnológicos ou não, que contribuam para os processos desenvolvimentais e inclusivos de crianças;
  • Identificar e elaborar projetos que garantam o acesso à reabilitação baseada nas leis vigentes no Brasil e nas Teorias que a sustentam, com base em evidências científicas.

DISCIPLINAS
1. Neuroanatomia e Neuroplasticidade no Desenvolvimento Infantil
2. Avaliação 1- Instrumentos de Avaliação do Desenvolvimento Infantil e de Qualidade de Vida da Família
3. Avaliação 2- Avaliação Diagnóstica em TEA
4. Intervenção Precoce no Modelo Centrado na Família: na atenção primária, secundária e terciária
5. Sinais Precoces 1: Marcadores de Atraso no Desenvolvimento Infantil
6. Programa de Intervenção Precoce no Brasil e no Mundo: Diretrizes e Atualizações Domiciliares e Ambientais
7. Sinais Precoces 2: Marcadores de Atraso no Desenvolvimento Infantil
8. Legislação e Direitos da Pessoa com Deficiência
9. Proposta de Intervenção Transdisciplinar no Modelo Centrado na Família
10. Empoderamento Parental e Familiar
11. Cognição- desenvolvimento e intervenção cognitiva
12. Dinâmicas Familiares: Trabalho de Funcionalidade e Potencialidades da Criança Junto a Família
13. Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa
14. Recursos Domiciliares e Ambientais
15. Educação Inclusiva – Creches e Primeiro Ciclo de Educação Infantil
16. Contribuições da Análise do Comportamento Aplicada no desenvolvimento infantil
17. Aspectos Nutricionais do Desenvolvimento e Seletividade Alimentar
18. Funções Executivas e o Impacto no Desenvolvimento

EMENTAS DE CADA DISCIPLINA
: http://bit.ly/46NtHdF

🎯QUEM PODE SE INSCREVER?

Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, Médicos, Musicoterapeutas, Psicólogos, Psicopedagogos e Pedagogos.

LOCAL: Via Plataforma Zoom meeting
Duração:
18 meses - 360h

👩‍🏫 CORPO DOCENTE

Alice Wilken - Especialista
Ana Carolina Pereira Alves - Mestra
Ana Cláudia Pinto Gomes - Doutora
Andressa Jóia - Mestra
Bibiana Silveira - Mestra
Carolina Correa - Especialista
Cibele Carvalho - Doutora
Claudia Zirbes - Especialista
Karina Goulart de Camargo - Mestra
Kelin Luana Casagranda  - Mestra
Lidiane Taís Winck - Especialista
Lisandra Emy Taketa Dos Santos Lima Kulak - Mestra
Luis Eduardo Wearick da Silva - Doutor
Luize Bueno - Doutora  
Taina Ribas Mélo - Doutora
Michelle Borges - Especialista
Michelle Ferreira de Souza e convidado - Especialista
Natalie Pereira - Doutora
Renata Flores Tibyriçá - Doutora
Vitor Franco e Ana Maria Apolónio - Doutor e Bacharel

Coordenação: Mestra Stéphani de Pol
Coordenação Adjunta: Mestre Régis Nepomuceno Peixoto

Dúvidas e informações:
📧 secretaria@institutoinclusaoeficiente.com.br
📲 (49) 99803-1894

seja bem-vindo!

Ficha de Inscrição: