Conhecer estratégias de observação, avaliação e intervenção em flexibilidade cognitiva e comportamental no TEA.
Programas de instrução/treinamento para pais e profissionais que atendem crianças com TEA e atrasos relacionados à comunicação social. Ensina estratégias para ajudar as crianças a desenvolverem habilidades sociais, de comunicação, imitação e brincadeiras durante as rotinas e atividades diárias.
O objetivo principal deste curso é capacitar terapeutas ocupacionais a compreenderem e intervirem de maneira eficaz no desenvolvimento de habilidades relacionadas à interocepção, regulação e autorregulação em crianças com transtornos do neurodesenvolvimento.
Capacitar profissionais acerca do conceito, usabilidade e aplicabilidade da Realidade Virtual (RV) na reabilitação de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Este curso tem como objetivo apresentar o Sistema PROTEA-R de Avaliação do Transtorno do Espectro Autista, para fins de administração do instrumento.
Oferecer recursos de raciocínio clínico para Terapeutas das mais diversas formações entendam a utilização do brincar como estratégia terapêutica para suas especialidades de formação.
Desenvolvimento do Comportamento Alimentar; Questões Sensoriais da Alimentação; TEA x Transtorno do Processamento Sensorial; Classificações da Seletividade Alimentar; Avaliação e Estruturação de Entrevista; Alimentação e Família; Intervenção Interdisciplinar em Seletividade Alimentar em TEA.
A Entrevista Baseada em Rotinas desenvolvida pelo Dr. Robin McWilliam é uma entrevista semiestruturada sobre a vida cotidiana da Família, com foco no envolvimento, independência e relações sociais da criança.
Este curso irá abordar os temas: Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) - definição, sintomas e critérios de diagnóstico; TDC em Autismo - perfil, apresentação, avaliação e intervenção; e quais as pesquisas recentes ligadas ao TDC e ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Apresentar a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e as perspectivas de uso em ambiente escolar a partir da aplicação de instrumento elaborado para avaliação e acompanhamento de alunos público-alvo da educação inclusiva.
O curso irá introduzir conceitos teóricos básicos sobre o sono na infância, abordar problemas no sono comuns em crianças com deficiência e apresentar evidências científicas sobre como a má qualidade de sono pode afetar a saúde.
Capacitar profissionais de Terapia Ocupacional a perceber, analisar, planejar e estruturar o ambiente para intervenção interdisciplinar no atendimento a crianças com TEA.
Neste curso, você irá aprender sobre os princípios, estratégias e base de evidências que apoiam as intervenções comportamentais de desenvolvimento naturalista.
O curso irá auxiliar profissionais da educação a identificar alterações do desenvolvimento de crianças 0 a 5 anos, que frequentam a educação infantil; desenvolver o raciocínio dos profissionais para elaboração de estratégias para potencializar o desenvolvimento da criança na educação infantil.
O curso visa proporcionar ao aluno conhecimento sobre o processo de desenvolvimento motor que permeia as habilidades de escrita, além de apresentar as perspectivas de intervenção do profissional terapeuta ocupacional junto às crianças com disfunções motoras da escrita.
Temática: atuação em adultos com autismo nível I de suporte, onde serão apresentadas questões comuns surgidas no contexto familiar e social. Além disso, serão discutidas as características do diagnóstico e os recursos frequentemente associados para intervenção de maneira ampla e interdisciplinar.
Neste curso, você vai compreender o papel dos medicamentos no tratamento de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
O curso tem como objetivo, conceituar e explanar os fundamentos neurológicos das estereotipias e movimentos repetitivos em crianças e adolescentes com TEA, suas implicações e os processos de intervenção em uma perspectiva multidisciplinar
Identificação precoce do autismo: treinamento no RITA-T (teste de triagem rápida e interativa para autismo em crianças) com a criação de uma triagem de autismo de dois níveis em sua clínica/programa.